Conhecimentos básicos sobre cultivo indoor: Dicas e sugestões de leitura

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Ter o dinheiro para investir em um cultivo indoor é importante, mas nem sempre é o suficiente. Antes de iniciar é preciso, acima de tudo, ter conhecimentos básicos sobre cultivo indoor para começar e manter o próprio grow. Caso contrário, será um desperdício de tempo e de dinheiro, além de representar outros riscos (instalações inadequadas, curtos, odores, propensão ao ataque de pragas, etc). Pense no quanto você pode gastar com a compra de equipamentos, por exemplo. Se não tiver o mínimo de embasamento, como poderá tirar o melhor proveito e assim beneficiar o desenvolvimento da planta, fazendo valer seu investimento sem correr riscos?

Você não precisa se tornar um expert no assunto, mas é obrigação ter conhecimentos básicos sobre cultivo indoor e cada um de suas etapas. Isso faz grande diferença para que o cultivo tenha um bom andamento porque está diretamente ligado aos cuidados que o dono do cultivo deve ter com a planta. Se não tem noção sobre o que é fotoperíodo ou como saber se é a hora da rega, quais as chances de ter um cultivo de sucesso?

Em linhas gerais, os cuidados básicos, sobre os quais você precisa aprender cada vez mais, dizem respeito a:

⚠️ Escolha das lâmpadas corretas;

⚠️ Definição sobre o espaço do cultivo (tamanho, saídas e entradas de ar, instalação elétrica, acesso à água);

⚠️ Escolha da estufa mais indicada (com a opção de comprar uma pronta ou de fazer o próprio grow forrando com Mylar, vendido em metro na loja da Green Power, para garantir uma melhor vedação e proteção das plantas).

Às vezes, o problema está no senso comum que um cultivador iniciante possa ter sobre manter um cultivo indoor. Plantar não quer dizer fazer apenas um procedimento ou repetir o mesmo procedimento seguidamente. A observação constante das situações que surgem no decorrer do cultivo deve ser parte da rotina, afinal é através dela que o cultivador tomará cada vez mais conhecimentos e experiência. O trabalho de jardinagem é contínuo e as plantas têm seus estágios de vida e cada um deles pede ações específicas.

Partindo disso, os conhecimentos básicos que você deve buscar estão relacionados com fertilização, por exemplo. Você precisa entender para não errar quais são os nutrientes que a planta precisa receber e absorver em cada um dos seus estágios – do plantio até a floração.

Outro ponto importante é a irrigação. Sempre reforçamos que as plantas precisam de água na medida certa, nem a mais nem a menos. E o procedimento para saber a hora de regar é o mais prático possível: espetar um palito de picolé na terra e ver se ele sai seco ou úmido. Dependendo do resultado do teste, você rega ou não.

Aqueles macetes sobre o preparo do substrato, que contamos aqui no blog, também ajudam o cultivador em sua jornada de conhecimento sobre ter um cultivo indoor. Uma terra qualquer, sem qualquer aditivo que faça bem ao desenvolvimento da planta, não tem como gerar bons frutos. Então, saber os macetes e ir além na pesquisa sobre os substratos mais indicados deve fazer parte de sua rotina também.

O mesmo vale sobre aprender mais a respeito de medidores de pH e Condutividade Elétrica. Saber medir e interpretar os resultados é um desafio e tanto até mesmo para os cultivadores um pouco mais experientes. E sendo a medição de pH e Condutividade Elétrica essencial para gerar dados que influenciam no desenvolvimento da planta, você pode aprender mais sobre o uso dos medidores e que ações adotar quando o índice precisa ser equilibrado para cima ou para baixo

Kit Green Power de conhecimentos básicos sobre cultivo indoor

Para ajudar você na busca por conhecimentos básicos sobre cultivo indoor, reunimos abaixo uma seleção de conteúdos produzidos pela Green Power que trazem informações e dicas para um grow de sucesso. E além de conferir as sugestões de leitura, você pode ainda enviar suas dúvidas para a canal participativo O que fazer quando.

Boa leitura e bom cultivo.

Rotina do cultivo

Boas práticas Cultivo Indoor: O que fazer para ter plantas bem desenvolvidas

5 procedimentos para melhorar o cultivo indoor

Dicas práticas para garantir um cultivo indoor de qualidade

Como evitar os 5 erros mais comuns no cultivo indoor

Iluminação

Fotoperíodo: Cuidados para não errar no tempo de exposição à luz

Cultivo indoor: LED ou lâmpadas?

Check-list: O que levar em conta para definir a iluminação no cultivo indoor

Fertilizantes e nutrientes

Como a escolha do fertilizante influencia no resultado do cultivo indoor

3 dúvidas sobre uso de fertilizantes

O que preciso saber sobre micronutrientes para iniciar o cultivo indoor

Substratos

Preparação do substrato: 4 macetes para ter o melhor para plantar

Como usar nutrientes e substratos de forma equilibrada no cultivo

Irrigação

Como regar a planta quando estiver ausente e longe do cultivo

Estufas

O que fazer quando tenho problemas com minha estufa feita em casa

Quando saber o momento de investir em uma nova estufa

pH e Condutividade Elétrica

5 dicas para evitar problemas no controle do pH

É normal o pH do solo baixar após a rega?

O que fazer quando preciso usar o medidor de pH

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search