Cultivo indoor: Grow LEDs ou lâmpadas de vapor?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Li o artigo 5 procedimentos para melhorar o cultivo indoor e gostaria de tirar uma dúvida. Estou pensando em comprar uma estufa, e li no artigo que posso usar lâmpadas de LED. Vou ter o mesmo resultado com LED? Ou as lâmpadas de vapor são mais eficientes?

Forte abraço.

Cristiano

 

Cristiano,

Cultivar com LED é uma forma eficiente e econômica em comparação às lâmpadas de vapor de alta pressão. Apesar de o rendimento depender bastante de outros fatores, como a fertilização adequada, de uma forma geral, os cultivos indoor que optam pela iluminação com LED são bem eficientes, ou seja, são comparáveis com o cultivo com lâmpadas de vapor, porém, com menor custo com energia.

Explica-se: Os paineis Grow LED, notadamente os modelos mais atuais Full Spectrum e Quantum, emitem luz em todos os espectros que as plantas necessitam para viver, imitando perfeitamente a luz do Sol, além de não gerar calor na conversão da energia elétrica em energia luminosa.

Já as lâmpadas de vapor de alta pressão, como as de vapor metálico e vapor de sódio, emitem a luz também em espectros que as plantas não utilizam e, portanto, refletem (por exemplo, no espectro verde). Além disso, essas lâmpadas produzem bastante calor no processo de conversão em luz. Por causa desse calor em excesso, o cultivador terá que instalar equipamentos de exaustão maiores para que o cultivo indoor não seja comprometido pelas altas temperaturas.

É possível obter boas colheitas tanto com LED quanto com lâmpadas de vapor, mas as vantagens dos LED Full Spectrum ficam bem evidentes, inclusive na conta de energia elétrica.

Para saber mais sobre iluminação no cultivo indoor, sugerimos a leitura destes dois posts:

LEDs – Evolução do Cultivo Indoor

Luz – A grande aliada do cultivador

Na loja da Green Power você também pode conferir as opções em iluminação para o seu cultivo indoor.

Start typing and press Enter to search