6 conceitos que você precisa saber para iniciar o cultivo indoor

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você não precisa se tornar um especialista para iniciar o cultivo indoor. Mas além de estar bem informado sobre as melhores práticas para garantir um resultado de qualidade, é importante também saber quais são os conceitos que envolvem um cultivo. Saber o que é e para que serve uma técnica ou rotina ajuda você a compreender melhor os passos que devem ser dados para iniciar e manter um cultivo. Mesmo quem já possui um grow montado e ativo precisa se informar a respeito. Neste post, você confere seis conceitos relacionados ao cultivo indoor e não deixe de acompanhar as dicas de cultivo publicadas no blog da Green Power.

O que é condutividade elétrica?

Condutividade elétrica é a medida de todos os íons que conduzem eletricidade na solução água + nutrientes que você usa para regar suas plantas. Quanto maior for a quantidade de íons, mais energia elétrica poderá ser conduzida e, por consequência, maior será a condutividade elétrica. Você deve medir a condutividade com frequência para equilibrar o uso de fertilizantes, afinal os íons representam justamente os nutrientes diluídos na água. Se o índice de eletricidade na solução estiver alto, será necessário reduzir a quantidade de fertilizante. Se estiver baixo, é indicativo de que precisa aumentar a dosagem de fertilizantes.

Com a ajuda de um medidor de condutividade elétrica, você poderá saber os índices recomendados para cada fase no desenvolvimento da planta. Na germinação das sementes ou no enraizamento dos clones, a condutividade deve ser de 1,0mS/cm (mili-Siemens por centímetro). Nas últimas quatro semanas de floração, o valor da condutividade pode ser elevado para 2,0mS/cm.

O que é pH?

O pH é o potencial hidrogeniônico, relacionado à quantidade de prótons H+ e que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Quando o pH é muito alto ou muito baixo, as raízes não conseguem aproveitar os nutrientes nas proporções adequadas. O resultado desse desequilíbrio é um crescimento lento que pode levar até a morte da planta.

Da mesma forma que no caso da condutividade elétrica, é importante usar um medidor de pH para que possa acompanhar os índices e evitar prejuízos no desenvolvimento da planta. Com o pH certo, a dose máxima recomendada de qualquer nutriente fará as plantas crescerem saudáveis e fortes.

Na fase de plantio, o valor ideal do pH para brotar as sementes e para enraizar os clones deve ser de 6,4. Lentamente, baixe o pH até 6,0 no último mês de floração, podendo inclusive ser tolerado um valor levemente abaixo deste (entre 5,2 e 5,9), dependendo da variedade de planta cultivada. Desta maneira, as plantas poderão absorver os nutrientes necessários e na medida certa para cada fase de desenvolvimento e no momento certo.

O que são micronutrientes?

Os micronutrientes são utilizados em pequena escala no desenvolvimento da planta e a falta deles pode prejudicar e muitas vezes até matar uma planta. São ingredientes essenciais que ajudam a planta a produzir energia e a se desenvolver melhor. À medida que são absorvidos através das raízes, se torna necessária sua reposição. A adição de micronutrientes e sua frequência poderá ser aumentada ou diminuída, sendo possível otimizar os resultados quando suas plantas estão em equilíbrio e bem nutridas.

Os micronutrientes são elementos que somados geram os benefícios necessários para que a planta se desenvolva em tamanho e qualidade. Esses elementos são importantes para cada uma das fases da planta. Dependendo do tipo de substrato utilizado em cultivos caseiros poderá ou não haver a necessidade de fertilização com micronutrientes. Nesse caso, os sinais de deficiência na planta por falta de micronutrientes só aparecem após os primeiros meses de cultivo.

O que significa curar uma planta?

A cura é o processo que retira a umidade final das flores e elimina todo resíduo de clorofila, fazendo com que as ervas adquiram seu melhor sabor e potência. A cura é diferente da secagem. A primeira fase do curado é feita em caixas de madeira ou de papel, arejadas em locais secos. Depois passa-se as flores para os potes de curagem, que devem protegê-las da umidade exterior.

Certos tipos de ervas podem levar meses para alcançar o estágio certo de maturação. Isso ocorre por causa de importantes reações metabólicas, que continuam em curso nos tecidos da planta mesmo após esta ter sido cortada. Vale lembrar que:

Durante o processo de cura, os açúcares e o amido são convertidos pela planta em outras moléculas, resultando no aumento dos princípios ativos finais. A clorofila, responsável pelo sabor amargo e desagradável de ervas mal curadas, é degradada e desaparece ao longo do processo. O teor de umidade é reduzido e o pouco que resta é distribuído uniformemente por todas as partes da planta.

O que é fotoperíodo?

Fotoperíodo é o tempo de exposição à luz que você deverá observar desde a germinação até a floração da planta. A luz é fundamental para a realização da fotossíntese. É tão importante quanto o uso de nutrientes. No cultivo indoor, o fotoperíodo mais recomendado para vegetação é o 18/6. Ou seja, as luzes do grow ficam acesas durante 18h e nas 6h restantes do dia deve haver escuridão total. No caso da fase de floração, o indicado é o 12/12. O florescimento para ser ativado precisa no mínimo de 12h de escuro.

Para o fotoperíodo é importante fazer um acompanhamento e fazer os ajustes necessários. Deve-se cuidar especialmente da temperatura na estufa. Por isso, para que o resultado do fotoperíodo seja o esperado, você também deve observar o tipo de iluminação que está sendo usada. Como já vimos, existem diferenças entre as lâmpadas e o uso do tipo errado pode ser crucial para seu cultivo.

O que é flush?

O flush é uma limpeza nas raízes da planta para eliminar traços de fertilizantes ou outros insumos usados no cultivo. Os passos para o flush são simples e devem começar cerca de 14 dias antes da colheita. Você deve regar a planta apenas com água pura, parando com a aplicação de todos os nutrientes. Dessa forma, com as regas contendo apenas água pura, espera-se que os nutrientes sejam dissolvidos e eliminados, evitando deixar sabor desagradável na colheita.

Para testar se o flush foi feito corretamente, arranque uma folha e deguste o suco que sai do caule. Se estiver amargo, a limpeza ainda não está concluída. Se o gosto de água pura predominar, a planta está pronta para a colheita.

Quer saber mais sobre cultivo indoor? Fale conosco.

Showing 3 comments
  • Thiago

    Ola tenho duvida quanto ao uso do kit de suplementacao e o fertilizante flawewrs Finish, tenho q usa-los em regas diarias ou so em periodos? Obrigado!!!

    • Maria Joana

      Semanalmente Thiago!

  • wellison

    Queria saber quantas luzes fluorecentes sao nessessarios no grow, se e de maxima nessessidade ventilador no grow, leds sao melhores pra cultivo? Adubos organicos sao melhores e quais os tempos de maturacao floraçao secagem e cura?

Start typing and press Enter to search