O que fazer quando a estufa apresenta problema de vedação de luz

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Como sempre destacamos, fazer a própria estufa caseira, geralmente a partir de um móvel em desuso é uma experiência que todo cultivador pode passar até como forma de aprender mais sobre cultivo indoor. Mas a opção pelo “faça você mesmo” pode trazer consequências para o desenvolvimento da planta se alguns cuidados essenciais não foram tomados. Um dos principais é a vedação tanto contra a entrada quanto a saída de luz. Isso pode colocar em risco o próprio plantio a partir da menor ou da maior exposição da planta a luz conforme o estágio do plantio. Para você que possui uma estufa caseira, apresentamos um “guia” para saber o que fazer quando enfrentar um problema de vedação de luz.

Começamos com um aviso: para garantir uma vedação 100% eficiente a melhor maneira é adquirir uma estufa já pronta porque é uma estrutura projetada para vedar completamente a entrada de luz e ar.

No caso das estufas caseiras, a medida mais importante para lidar com problemas de vedação se dá logo no início do cultivo quando é tomada a decisão de onde será feito o plantio. É importante que o espaço delimitado seja vedado e que não haja frestas nem rachaduras.

Medidas necessárias para evitar problemas de vedação

A vedação na estufa caseira não precisa necessariamente ser feita com materiais de construção específicos, a ideia é apenas que a luz e o ar não entrem e nem saiam, a menos que seja essa a intenção. No caso de problemas de vedação surgirem, o procedimento adequado é, assim que possível, restaurar a parte da estufa que apresentou problemas. Isso às vezes pode significar refazê-la por completo dependendo de qual área foi afetada.

Mas uma boa medida de urgência é utilizar fitas a prova de luz para fechar os espaços. A colocação de um filme Mylar, à venda na growshop Green Power, se ainda não o possuir, por toda a estufa ou nos locais com problemas de vedação também é recomendada. O importante é buscar reparar a falha, seja de maneira provisória ou efetiva, o mais rápido possível para que não hajam danos às plantas.

Sobre o Mylar

O Mylar não pode ser considerado um ítem preventivo contra os problemas de vedação da estufa porque também pode (mesmo sendo bastante resistente) apresentar rachaduras. Entretanto, é uma ótima ferramenta para assegurar que todos os vasos estejam recebendo igual iluminação. Como é um material de alta reflexão da luz, no caso de falhas na vedação o Mylar auxilia na manutenção do fotoequilíbrio por mais tempo. Pode-se dizer que se comparadas duas estufas com problemas de vedação, uma com Mylar e outra sem, provavelmente as plantas que estão na estufa com o filme sofrerão menos as consequências.

O que acontece quando o problema de vedação não é detectado de imediato

Um problema de vedação na estufa pode trazer complicações para as plantas em relação à luz/fotoperíodo, mas também de circulação do ar. Geralmente, problemas de vedação significativos o suficiente para causar um dano sério no grow também serão fáceis de notar.

Mas se isso não ocorrer, as plantas podem estacionar ou reduzir consideravelmente o crescimento por estarem recebendo menos luz do que necessitam, por exemplo. Por causa disso, pode ocorrer o amarelamento das folhas. Com a redução da taxa de fotossíntese, em casos graves, a planta pode até morrer.

O oposto é igualmente um problema. As plantas precisam que o período escuro, tanto na fase vegetativa quanto na floração, seja de escuridão total. Isto é, qualquer entrada de luz na estufa no momento de “dormir” prejudica a regulação do fotoperíodo. Isso torna-se ainda mais prejudicial durante a floração quando esses estresses podem comprometer a formação dos brotos e flores. Na fase vegetativa, os danos podem levar a estagnação do crescimento.

Circulação de ar

Além das situações relacionadas a luz, é preciso considerar que um problema de vedação pode causar alteração o sistema de circulação de ar. Normalmente as estufas, prontas ou feitas pelo próprio cultivador, possuem um sistema de circulação de ar que garante a respiração das plantas e auxilia na manutenção da temperatura.

Importante: Dependendo das condições do ambiente externo à estufa, um problema de vedação pode permitir que correntes de ar mais frias ou mais quentes às desejadas atinjam as plantas, alterando a homeostase térmica do grow.

Pragas

O ataque de pragas é outra situação que o dono do cultivo pode enfrentar caso haja problema de vedação. Principalmente insetos costumam se aproveitar das brechas na vedação. E depois de ingressarem na estufa, podem se reproduzir e causar uma infestação.

Opções para quem busca estufas prontas

Se deseja, confira os modelos de estufas prontas à venda na growshop da Green Power. Clique aqui e boas compras.

Leia também:

Quando saber o momento de investir em uma nova estufa

Por que investir na compra de uma estufa pronta pode influenciar no resultado do cultivo

Características da estufa ideal para seu cultivo indoor

Start typing and press Enter to search