Precisa mesmo usar fertilizante para ter um cultivo de sucesso?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Alguém tem dúvida quanto à resposta para a pergunta (provocação?) do título acima? Não há como ter um cultivo com ótimos resultados sem o uso de fertilizantes. E se quer saber se existem “contraindicações” em relação ao uso, a resposta é não. Contra, apenas em relação à falta de atenção no momento da aplicação. É o que explicamos a seguir.

Antes, uma máxima para ler e lembrar sempre: Fertilizantes são essenciais e indispensáveis diante da necessidade vital das plantas por nutrientes.

Isso significa que algum tipo de fertilização deverá SEMPRE existir no processo do seu grow. Pode ser com adição de fertilizantes minerais, orgânicos, farelados, líquidos, guanos, compostos ou até mesmo com um simples preparo de um solo/substrato bem rico com um aporte de nutrientes. Nem que seja a compostagem com cascas de frutas caseira ou o produto fabricado exclusivamente para cultivo indoor, de alguma fonte a planta necessitará.

Benefícios do uso de fertilizantes

1) São essenciais para as plantas. Fazem o cultivo acontecer mais rápido, aumentando também as chances de ter boas colheitas;

2) Quando bem aplicados, os fertilizantes melhoram a qualidade dos frutos, flores e óleos essenciais das plantas, pois para cada nova construção de sua estrutura, a planta demanda por nutrientes específicos, da mesma forma que os ossos humanos necessitam Cálcio para formarem-se e manterem-se saudáveis, uma planta em floração vai demandar mais fósforo para formar as flores.

E falando em “contraindicações”…

Sendo o uso de fertilizantes indispensável, lembre-se sempre que a aplicação correta faz grande diferença. Do contrário, quando mal aplicados, os ferts podem fazer grandes ESTRAGOS no jardim.

Fique atento aos seguintes exemplos de aplicação errada de fertilizantes:

– Aplicar o fertilizante errado para a fase de desenvolvimento da planta, Numa planta em crescimento, por exemplo, o cultivador está aplicando fertilizante com baixo teor de nitrogênio, um mineral sabidamente necessário nessa fase;

– Aplicar os produtos em excesso, principalmente os fertilizantes minerais;

– Quando a aplicação é feita mas ainda assim faltam um determinado tipo de nutriente no fertilizante. Isso ocorre às vezes no caso dos micronutrientes, que são requeridos pelas plantas em doses baixas, mas necessárias e, portanto, devem ser conferidos no rótulo na hora de escolher o produto ou serem fornecidos pelo cultivador por outros meios, como biofertilizantes, compostagem, sais minerais, entre outros.

Sugestão de leitura

Saber mais sobre o uso de fertilizantes é fundamental para que o cultivador conseguir obter um melhor desenvolvimento da planta. Confira nossas sugestões de leitura sobre o assunto.

Fertilizantes no cultivo: Fabricantes ajudam no desenvolvimento de plantas

Rotina do cultivo: Como fazer a rega junto com a aplicação de fertilizantes

Conheça as PIORES práticas relacionadas ao uso de fertilizantes

Como usar as tabelas de fertilização General Hydroponics no seu cultivo indoor

3 dúvidas sobre uso de fertilizantes

Start typing and press Enter to search