Como melhorar os resultados do cultivo com o uso de lâmpadas LED

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você sabia que um dos maiores benefícios do uso de lâmpadas LED para as plantas é a possibilidade de utilizar luminárias direcionadas para prover a luz exatamente no espectro necessário para um melhor crescimento? Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, um sistema LED pode direcionar uma fonte de luz uniforme ajudando a evitar pontos quentes e zonas mortas. Além disso, LEDs são os produtores de PAR mais eficientes (PAR-photosynthetically active radiation é a região do espectro eletromagnético que promove a fotossíntese 400-700 nm).

Quando pensamos em como melhorar os resultados do cultivo com o uso deste tipo de lâmpada, é importante destacar que um benefício extra que o uso de lâmpadas LED pode trazer, principalmente para plantios em áreas menores, é a emissão mais baixa de calor. Isso significa primeiramente que:

– Há um melhor aproveitamento da energia empregada, uma vez que a emissão de calor é a principal forma de perda de energia; e

– A iluminação pouco vai influenciar na temperatura do grow, evitando estresse por calor.

Custo-benefício no uso de lâmpadas de LED

Por mais que as lâmpadas de LED sejam relativamente mais caras que as comuns, o investimento a mais é compensado na economia de energia e maior produtividade. Resumidamente então podemos elencar 5 dos principais benefícios do uso de LEDs:

  1. Maior eficiência energética;

  2. Menor consumo de energia elétrica;

  3. Sem interferência na temperatura do grow;

  4. Alta emissão de PAR;

  5. Investimento justo.

Mas além de todos esses benefícios, será que o uso de lâmpadas LED pode “salvar” uma planta que não vai bem? E como saber se essa quando é essa troca de lâmpadas a coisa certa a fazer?

A resposta é:

Se o motivo dos problemas de desenvolvimento da planta está relacionado com iluminação, como por exemplo pouca luz ou baixa quantidade de lúmens, o uso de lâmpadas LED pode sim ser uma opção para tentar salvar as plantas. Por ser o tipo de iluminação mais eficiente para cultivo indoor, realizar a troca de lâmpadas a vapor por LED pode melhorar o desenvolvimento das plantas rapidamente.

Para saber se a troca de lâmpadas pode ser a solução, a dica é estar atendo aos sintomas básicos que são característicos da deficiência de luz sobre a planta:

– Caules finos e quebradiços;

– Folhas murchas;

– Muito espaçamento entre os nós.

Sobre iluminação, nunca é demais lembrar que a luz oferecida às plantas é de extrema importância em todo o processo de metabolismo, inclusive para além da fotossíntese. Por causa disso, muitos outros problemas e sintomas também podem estar relacionados com a falta de luz.

Se identificada essa situação, a substituição da iluminação por LED, com os devidos cálculos (aprenda mais sobre o assunto) é a maneira mais rápida de retomar a saúde da plantação. Aumentar a quantidade de lúmens e continuar utilizando outros tipos de lâmpadas, por mais que também funcione, é uma solução que apresenta resultados de modo muito mais lento. Dependendo do quanto a planta tenha sido afetada pelo estresse decorrente do problema com luz, pode não haver tempo suficiente para a recuperação. E aí, a opção poderá ser recomeçar seu grow.

Opções de LED à venda na growshop Green Power

Os painéis de LED, disponíveis à venda na growshop Green Power (confira aqui) são uma excelente opção nos cultivos indoor. Os painéis “QUANTUM FULL SPECTRUM” merecem uma recomendação especial. Produzidos combinando lâmpadas amarelas, azuis, brancas, vermelhas, violetas e infravermelhas, esses painéis  proporcionam todo o espectro necessário para garantir a fotossíntese.

Além de dispensar a necessidade dos refletores, o consumo de energia é reduzido em quase 80% quando se utilizam painéis de LED. Isso é possível graças à emissão eficiente de luz apenas nas condições possíveis para a absorção. Como simplificam todo aquele processo de ligação e ajuste de fios, bastando colocar na tomada e utilizar, a escolha dos painéis de LED se justifica também pela praticidade.

Kits de cultivo

Na growshop Green Power, você pode optar pela compra dos kits de cultivo completos, que já incluem iluminação de LED, além de estufa, exaustor, vasos, substrato, entre outros itens. Os kits são considerados a melhor opção principalmente para o primeiro cultivo porque facilitam a experiência de quem deseja iniciar um grow com qualidade.

Confira mais produtos e ofertas da Green Power

Start typing and press Enter to search