Conheça os defensivos mais usados no controle de pragas

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você, grower, sabe como prevenir o seu cultivo de ataque de pragas? Tendo como objetivo o controle de pragas, conheça os defensivos mais utilizados e como evitar esse problema

Lidar com pragas que podem destruir o cultivo, acarretando a perda de qualidade e quantidade é tudo que você não quer enfrentar quando monta seu grow. Ácaros aranha (Spider Mites), Fungus Knat (mosca do solo), mosca branca, tripes, larva migradora, fungos diversos, pulgões e lagartas são agentes transmissores de doenças, como vírus e bactérias.

Além de atacar o cultivo, eles deixam dejetos na planta ou se alimentam delas, gerando destruição ou intoxicação dos tecidos vegetais. Todas as plantas estão suscetíveis a ataques de pragas, sendo os fungos e insetos os que são encontrados com mais frequência. 

Pensando nisso, reunimos defensivos e outras formas que podem ser usadas no controle de pragas, além de dicas de como prevenir esse problema. 

Defensivos mais usados no controle de pragas

As pragas são controladas por vários inseticidas – algumas precisam de um produto específico, outras podem ser controladas por um mais genérico. Porém, existem as opções de prevenção de pragas que são mais utilizadas pelos growers:

  • Citronim: indicado para a prevenção da mosca branca, mosca do solo, larva migradora e do tripes. Além de ajudar no controle de spider mites, pois funciona como repelente e não afeta a planta.  
  • Inseticidas piretróides: eliminam spider mites e outros insetos como moscas, tripes e pulgões. Mas devem ser usados com cautela, pois podem deixar resíduos químicos nos tecidos vegetais.
  • Fungo Beauveria Bassiana: indicado para controle da mosca-branca (bemisia tabaci raça b), formigas, afidios, fungos gnat, gafanhotos e spider mites. A ação desse fungo seria como uma doença na praga, onde seus esporos atingem o inseto e penetram na sua cutícula, colonizando assim os órgãos internos do hospedeiro que para de se alimentar e morre.
  • Terra de Diatomácea:  simples de aplicar, esse defensivo mata por contato qualquer inseto que tocar nela. É recomendado para moscas, larvas, lagartas e spider mites.
  • Fungicida natural: extraído do crisântemo, deve ser pulverizado em toda a planta para  eliminar fungos que atacam buds e folhas. 
  • Armadilhas coloridascapturam e matam as moscas amarelas e tripes azuis. Quando colocadas perto do solo, pegam os indivíduos mais jovens que saíram recentemente da terra após a fase de larva.
  • – Controles biológicos:  podem ser usados contra spider mites, tripes e outros. Neste caso, cada praga tem o seu predador específico e que não prejudica a planta.
  • Preparados à base de sabão neutro: são usados para combater pulgões.

Além das possibilidades citadas, ainda existe o controle manual por parte do grower. Para isso, é necessário catar lagartas encontradas no grow, além de lavar as folhas com preparos específicos para que fiquem protegidas antes da infestação.

Como usar os defensivos para prevenir o ataque de pragas no grow

 A boa notícia é que você pode prevenir o aparecimento de pragas no cultivo usando defensivos. Por exemplo, tanto o Citronim como a Terra de Diatomácea, podem ser utilizados nas plantas como forma de prevenção. 

Para isso, pulverize todas as plantas com Citronim diluído na proporção indicada ele vai funcionar como repelente e afastar qualquer inseto que se aproxime. Já no caso da Terra Diatomácea, coloque o defensivo na superfície do substrato de cada planta, para eliminar insetos que queiram colocar ovos no solo e as larvas que possam sair deles.

As armadilhas podem ser deixadas no grow durante todo o tempo, para reter moscas ou tripes.  Elas devem ser penduradas próximas aos vasos para evitar que os insetos coloquem ovos – com a armadilha muitos morrem e não chegam nem a reproduzir.

Dica do Grower: Para o controle de pragas, a prevenção é a melhor alternativa para evitar problemas relacionados à elas. Dessa forma, você consegue antecipar-se a qualquer tipo de infestação, facilitando o seu trabalho. Para isso, é preciso seguir os seguintes procedimentos:

– Manter o local de cultivo limpo e desinfetado;

– Usar ferramentas higienizadas;

– Ter uma vestimenta própria e que só você use;

– Não permitir que outras pessoas entrem no cultivo, pois podem ser agentes transmissores de pragas;

– Avaliar a temperatura e umidade para evitar o favorecimento de pragas que prefiram calor ou frio externo. 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre cultivo? Acesse o blog da Green Power e confira mais dicas para evitar problemas no seu grow. 

Start typing and press Enter to search