CO2 no Cultivo Indoor – Benefícios

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

CO2 no cultivo indoor! Muitos benefícios são gerados ao usar essa técnica avançadas dentro do grow. É o caso da adição desse gás, com o qual os rendimentos podem ser aumentados na ordem de 20 a 30%. Pode parecer pouco mas somado aos demais fatores que influenciam os rendimentos, o resultado final pode ser uma colheita, no mínimo, com o dobro do volume. No entanto é preciso conhecimentos técnicos para conseguir o melhor aproveitamento desta técnica, sem desperdiçar seu tempo e dinheiro.

 

O CO2 nas plantas

 

Plantas utilizam CO2 quando estão fazendo fotossíntese e crescendo. Consiste um gás inodoro e incolor, presente naturalmente na atmosfera na concentração de 0,03 a 0,04% da composição do ar. Na maioria das vezes já existe uma quantia suficiente de CO2 no ar, do contrário não teríamos plantas no planeta. Mas adicionar mais desse gás fará com que suas plantas cresçam mais rapidamente e com maior vigor, já que o CO2 é fundamental nesse processo.

 

Como e quando utilizar co2 no cultivo indoor?

 

CO2 funciona melhor quando todos os demais fatores estão em perfeita harmonia no grow. Só depois de ter seu grow plenamente funcionando é que se recomenda a adição de CO2.

 

Antes de começar com o CO2 você deve otimizar seu cultivo indoor:

 

  • Muita luz! Quanto mais melhor;
  • Plantas saudáveis e em crescimento;
  • Todos os nutrientes precisam estar presentes e disponíveis para as plantas;
  • Sem problemas de pragas.

 

Depois de tudo isso, a adição de CO2 será o próximo passo lógico para obter ainda mais de seu jardim.

 

De quanto CO2 minhas plantas precisam?

 

Vimos que a concentração média de CO2 no ar é de cerca de 0,03-0,04%. Para obter os benefícios da adição de CO2 no seu grow é necessário que ali dentro a concentração de CO2 fique em torno de 0,12 a 0,15% de CO2 no ar.

 

Quando as concentrações de CO2 ficam ainda mais elevadas, a cerca de 1%, o ar torna-se mortal para os animais. Os seres humanos sufocariam a níveis tão altos. Em alguns casos é possível utilizar muito CO2 nas estufas, com a vantagem do aumento da concentração de CO2 para matar insetos prejudiciais, tomando o cuidado de não submeter os seres humanos e animais ao risco da alta concentração.

 

Normalmente você estará adicionando CO2 numa concentração inofensiva, mas é sempre uma boa idéia se proteger e ficar o mais longe possível do grow na hora da aplicação, sempre buscando respirar ar puro.

 

Uma pergunta que pode surgir aqui é: Como as plantas podem usar mais CO2 do que o que é encontrado naturalmente no ar? Bem, as plantas são seres vivos que estão na face da terra há muito mais tempo que os animais. E há muito tempo atrás, havia muito mais CO2 no ar do que existe agora. Por isso acredita-se que que muitas plantas podem tirar proveito de mais CO2 do que o que é encontrado naturalmente no ar, potencializando seu crescimento.

 

Como o CO2 no cultivo indoor afeta o crescimento da planta?

 

CO2 no estágio vegetativo

O CO2 é mais eficaz em aumentar a velocidade do crescimento vegetativo, de modo que a adição de CO2 extra é uma maneira de fazer com que plantas jovens cresçam de maneira rápida até a fase adulta.

 

CO2 na floração

Muitos cultivadores experientes parecem concordar que é possível obter um maior crescimento e produção de gemas florais ao aplicar CO2 durante as primeiras 2-3 semanas de floração. Quando a floração está em pleno andamento o CO2 é menos eficaz.

 

 

Dicas para obter os melhores resultados com CO2 no cultivo indoor

 

  • Sempre utilize o CO2 durante o fotoperíodo diurno no grow – As plantas não usam CO2 quando não há luz. Portanto, inundando sua área de cultivo com CO2 durante o seu período noturno é um desperdício de tempo e dinheiro. CO2 só proporciona benefícios quando as luzes estão acesas.
  • É necessário manter a temperatura muito elevada, entre 30 °C e 35 °C.
  • CO2 deve “cair” sobre as plantas de cima para baixo e não o contrário –O CO2 é mais pesado que o ar e vai “cair” sobre as plantas se você aplicar na parte superior do grow. Você obterá os melhores resultados quando você se certificar de CO2 é disperso uniformemente sobre suas plantas. Um pequeno ventilador no chão apontando para cima pode ajudar a manter o CO2 que circula através do grow flutuando sobre suas plantas.
  • Evite respirar o CO2 – A concentração desse gás pode matar um ser humano quando atinge 1% do ar. Embora seja muito provável que seu grow não ultrapassará a concentração segura de CO2, é recomendável planejar a aplicação de forma que você possa evitar a inalação do gás.
  • O seu espaço de cultivo deve estar totalmente selado (fechado), de forma a impedir o escape do CO2.

 

Onde conseguir o CO2 extra para suas plantas?

 

As fontes de CO2 adequadas para cultivo indoor podem ser:

  • Geradores de CO2 – equipamentos que funcionam através da combustão de propano ou derivados de álcool. Recomendados para grandes espaços. Possuem a desvantagem de aumentar a umidade dentro do grow e alguns riscos devidos à queima de combustíveis.
  • CO2 Comprimido – As cápsulas e tanques de CO2 comprimido são as fontes mais seguras e eficientes para se aplicar no cultivo indoor. As cápsulas podem ser facilmente usadas com um disparador de gás. Cada cápsula é para ser usada em uma única aplicação, pois uma vez aberta irá liberar todo o gás. Altamente recomendado para pequenos e médios espaços de cultivo e para quem não quer investir tanto dinheiro em equipamentos caros.
  • Bolsas de CO2 – Existem no mercado certos tipos de bolsas de CO2, contendo uma certa quantia de material que libera o gás. No entanto, essas bolsas não são capazes de suprir a quantidade necessária de CO2.
  • Compostagem – Da mesma forma que as bolsas, as composteiras liberam CO2 no ar, mas em quantidades que não suprem as necessidades.
  • The Green Pad CO2 – Os Green Pads parecem folhas de papel penduradas acima das plantas ou são inseridas em uma cabine de clonagem. The Green Pad funciona absorvendo a umidade do jardim ou das cabines para alimentar sua reação de geração de CO2 no cultivo indoor. Feito de produtos químicos naturais, que quando expostos à umidade iniciam uma lenta liberação de CO2.

 

Uma nota: Soprar ar dos pulmões (obviamente carregados de CO2) também não possui qualquer efeito, ok.


Bons Cultivos!

 

 

Fonte: Gardening Know How

Showing 5 comments
  • Silezio Ernesto de Queiroz

    Minha Gratidão pelo Tutorial.

  • Pedro Manea

    Boa tarde! Estou a comecar a usar CO2 no meu grow indoor. Vi que voces falaram para colocar o CO2 em cima das plantas, so que no keu grow o exaustor fica em cima, e a entrada de ar embaixo, não é melhor eu colocar na parte de baixo e assim o exaustor faz o trabalho de puxar ate as plantas? Agradeço desde ja pelo conteúdi, abraço!

    • Maria Joana

      Desligue o exaustor e feche a estufa para melhor absorção do CO2 pela planta amigo!

  • Eduardo Merlo

    Boa tarde, gostaria de iniciar a aplicação de CO2, entretanto não sei qual aparelho é mais vantajoso… alguma dica? Obrigado.

    • admingreenblog

      Olá, isso vai depender do tamanho do seu grow, se tiver no máximo 120×120 podes usar capsulas individuais, uma para cada planta por dia, siga as orientações da matéria e compre aqui:
      Kit CO2 com 15 cápsulas e disparador.
      Se o grow for maior recomendamos usar um gerador de CO2.

Start typing and press Enter to search