A importância de conhecer a biologia das plantas antes de começar o cultivo

 Em Dicas de Cultivo

São inúmeros os motivos que levam alguém a montar o próprio cultivo: saúde, economia, questões ecológicas, razões políticas e sociais e etc. Mas além de vontade e motivação, uma questão é fundamental para iniciar a empreitada: conhecimento sobre a biologia das plantas que serão cultivadas.

Ter consciência sobre o que será plantado é o primeiro passo para o sucesso de um grow. Saber as especificidades biológica da espécie, acessar informações sobre o cultivo e os ciclos de vida do vegetal cultivado proporciona economia de tempo de dinheiro ao grower.

Biologia das plantas, matéria estudada em diversas universidades

Em geral, estudar e acompanhar quem planta, conversar com quem já tem um cultivo, observar os cuidados, desafios, tarefas e os principais procedimentos são caminhos seguros para começar.

Algumas características principais devem ser levadas em consideração ao iniciar o cultivo. São importantes aquelas que determinam o sexo, a reprodução, o fotoperíodo (tempo de exposição à luz) necessário para o crescimento vegetativo e a floração do vegetal, bem como a forma como esta espécie assimila nutrientes e os descarrega no ambiente.

É fundamental levar em conta ainda qual parte do vegetal seria o objetivo da colheita determinando assim as épocas corretas de colheita e plantio. Quesitos como tipo de solo, iluminação e quantidade de rega são os principais fatores a serem observados juntamente com foto-período, o tempo de crescimento vegetativo e o tempo de floração de cada variedade da espécie.

No caso da rega, não só a quantidade, mas principalmente a qualidade da água fornecida, assim como o tipo de nutriente utilizado, devem ser mensurados para não ocorrer super ou subalimentação, incluindo um controle extremo de pH da água da rega e PPM da solução nutritiva, índices que são específicos de cada vegetal.
Também é preciso estudar o clima e as características gerais da sua região antes de escolher os melhores cultivos. Além disso, as plantas interagem entre si, química e fisicamente, por isso, quando colocadas em locais próximos, é necessário conhecer um pouco de sua fisiologia e observar como reagem, isso é biologia das plantas.

O plantio, em termos gerais, pode ser feito através de mudas, sementes, estacas e pedaços de outras plantas: cada uma tem seu processo reprodutivo e o método de plantio recomendado. Em resumo: o que você irá plantar, depende da área que tem à disposição e das condições climáticas e estruturais.

Cada tipo de planta exige um método de plantio, que, em termos gerais, pode ser direto (através de sementes) ou por mudas já crescidas. Em geral, raízes como as que não gostam de ser movimentadas, uma vez germinadas, devem ser plantadas direto no solo utilizando sementes.

Já algumas folhosas e solanáceas preferem que se faça a muda em local reservado para, posteriormente, organizá-las nos canteiros ou vasos maiores. Um pouco de estudo mostrará as preferências de cada uma.

Por outro lado, desconhecer a biologia de uma planta antes de começar a cultivá-la pode trazer diversos prejuízos ao grow. Excesso ou escassez de luz ou de nutrientes podem matar os vegetais ou provocar colheitas pequenas e sem qualidade. pH da água da rega e PPM da solução nutritiva não regulados podem fazer com que os nutrientes não sejam absorvidos ou mesmo queimem a planta quando utilizado além da quantidade recomendada.

Além disso, os prazos do cultivo dependem de cada espécie cultivada, bem como as necessidades básicas de cada vegetal. Para evitar transtornos, há páginas específicas de cultivadores com muita informação empírica oferecidas por quem entende o assunto.

Também há diversos vídeos ensinando cada parte do processo do início ao fim. A troca de informações entre os cultivadores em páginas desses mesmos fóruns ou do Facebook, Instagram, etc. No Youtube e Facebook da Green Power o grower encontra dicas valiosas para iniciar e manter o seu cultivo.

Mas a recomendação mais valiosa é investir em estudos certificados de universidades estrangeiras como a Oaksterdam, pois seu conteúdo foi testado e comprovado cientificamente, e constantemente são pesquisadas novas técnicas e conhecimentos gerais sobre a planta, agregando valor a uma vida acadêmica em constante evolução.

Start typing and press Enter to search