Zamioculcas: O que fazer quando surgem manchas esbranquiçadas nas folhas

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Quando as folhas apresentam queimaduras ou manchas os cultivadores ficam em alerta. O que será que está acontecendo? O que há de errado? Este é o caso de um leitor do blog da Green Power, que escreveu no canal colaborativo O que fazer quando relatando as manchas esbranquiçadas que surgiram em algumas folhas da Zamioculcas cultivadas por ele. “O solo tem terra com húmus de minhoca, farinha de ovo e borra de café seca”, escreve ele. A planta fica na sala e não pega Sol. Já deixei na varanda durante alguns minutos e apenas dessa vez pegou Sol no inverno. “Rego uma vez na semana, a planta parece saudável e tem dois brotos saindo”, disse.

A dúvida do leitor é saber se consegue salvar ou passar algo nas folhas com as manchas. E como resolver e evitar o problema?

A Green Power responde.

Saiba mais sobre as Zamioculcas e como resolver problemas com manchas

A Zamioculcas é uma planta originária das partes áridas da África. Mais recentemente, começou a ser cultivada como ornamental na Europa, onde fez muito sucesso. Cuidar delas é relativamente simples. Exigem pouca rega e, talvez um dos fatores que a levaram a ser tão cultivadas, toleram muito bem o ambiente indoor. As Zamioculcas nem mesmo precisam receber Sol e podem ser cultivadas com sucesso por aqueles cultivadores que não possuem um espaço ao ar livre em casa. A planta é realmente resistente, inclusive em relação à ação de pragas e doenças.

Apesar das condições favoráveis para ser cultivada em ambiente fechado, algumas observações podem ajudar o leitor a identificar o problema com sua Zamioculcas. É mais frequente que as folhas das Zamioculcas ganhem manchas amareladas causadas por fatores naturais (envelhecimento das folhas) ou por cuidados inadequados (regas em excesso).

Causa natural

Manchas amareladas e queda de algumas folhas não devem preocupar o dono do cultivo. Isso ocorre porque no crescimento da Zamioculcas folhas velhas primeiro tornam-se amarelas, secando e caindo em seguida, como um processo natural de senescência das folhas na natureza. Portanto, se as folhas ficam amarelas, mas sua planta dá novos brotos, então é um sinal de que está tudo bem com ela.

Problemas no cultivo

Uma outra causa mais comum de aparecimento de manchas nas folhas da Zamioculcas é uma rega incorreta. Excesso de umidade não é interessante para uma planta originária de clima árido, ainda mais quando cultivada em ambiente indoor. A umidade numa planta cultivada dentro de casa demora mais tempo para dissipar-se.

As causas das manchas esbranquiçadas

No caso das manchas esbranquiçadas, como as relatadas pelo leitor, podem ser sinal de fungos ou cochonilhas, sendo esta última menos comum. Outras manchas podem ser sinais de doença também, como pontos pretos com aspecto úmido ou pegajoso.

As pragas são outro fator de causa para manchas nas folhas das Zamioculcas. Neste caso, as manchas podem ser causadas por pulgões, ácaros e mais comumente, por fungos, o que pode ser o caso das manchas esbranquiçadas na folhas da Zamioculcas do leitor. Adubar as plantas indoor com resíduos orgânicos exige um pouco mais de cuidados. Mesmo os adubos farelados podem ser agentes facilitadores ao crescimento de fungos, especialmente se a umidade for elevada e se a planta não receber Sol direto.

Uma das recomendações seria aplicar um fungicida FWZ, via foliar, com um borrifador. Na sequência, avaliar os resultados após duas semanas e rever a composição do vaso, especialmente quanto à aplicação de resíduos orgânicos não compostados. Também é importante avaliar se a planta está recebendo água em excesso.

Cuidados para cultivar Zamioculcas

Local: A Zamioculcas deve ser cultivada em ambientes internos, em temperaturas nunca abaixo de 18ºC. A temperatura ideal situa-se acima de 25ºC.

Regas: Não necessita de regas frequentes e deve ser cultivada num vaso compatível com o seu porte, podendo ser irrigada uma a duas vezes por semana, com pouca água, nunca encharcar o substrato.

Solo ideal: Deve apresentar boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter perlita, argila expandida, terra vegetal adubada ou turfa e areia.

Luminosidade: Não exige muita luminosidade e não deve receber luz solar direta no período mais quente do dia (entre às 10h e 16h).

Adubação: A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar um fertilizante NPK ou um fertilizante orgânico líquido, seguindo as orientações do fabricante.


O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search