Cultivo em solo composto apenas de Turfa e Perlita: é recomendado?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Leitor do blog da Green Power, via nossa ferramenta de participação O que fazer quando, encaminhou dúvida a respeito da composição do solo para o cultivo e que trata de ingredientes importantes para manter o pH no índice correto. Ele pergunta se “é recomendado cultivar em solo composto apenas de Turfa e Perlita? Se sim, como manter equilibrado o pH deste solo?”. Mas antes de responder aos questionamentos, uma pergunta: você sabe o que é Turfa? E Perlita, você sabe?

O que é a Turfa?

A Turfa é o resultado da decomposição e fossilização de plantas (musgos) de Sphagnum, um gênero que abriga cerca de 160 espécies nativas de regiões temperadas (de clima frio e úmido) pelo mundo. O processo de decomposição desses musgos é lento e somente depois de muitos anos é que os depósitos de Turfa são formados.

A Turfa é puramente matéria orgânica. Sua composição contém substâncias húmicas, como ácido húmico, ácido fúlvico e humina, “formadas a partir da degradação química e biológica de resíduos de plantas, animais e atividades microbianas”. Sua natureza é ácida, portanto, apresentando geralmente um pH em cerca de 5,8. Por isso, a Turfa é considerada um excelente material para cultivo indoor e para plantas que precisam de um pH mais baixo.

O que é a Perlita?

Já a Perlita proporciona uma série de benefícios para o cultivo e para a jardinagem. Trata-se de uma rocha de origem vulcânica que forma-se com as reações da lava após seu resfriamento e por causa da umidade presente na terra. Quando ocorre o contato da lava com a superfície é formado um mineral chamado obsidiana, que é posteriormente hidratado pelas águas subterrâneas, num processo que leva muitos anos.

O resultado da obsidiana, em contato com águas profundas, é o dá origem à Perlita, um hidróxido que, por sua natureza, tem características alcalinas. Ou seja, seu uso eleva o pH. Da mesma forma que a Perlita, a vermiculita também possui propriedades levemente alcalinas. No entanto, para ambas, não é possível haver uma correção de pH no solo/substrato que seja muito ácido (abaixo de 5, por exemplo). Suas propriedades alcalinizantes são limitadas até certo ponto.

Solo composto com pH equilibrado

Sabendo mais sobre as características de cada elemento seria possível concluir que uma mistura de Turfa (com propriedades ácidas) + Perlita (com propriedades alcalinas) resultaria num substrato de pH equilibrado, certo?

A princípio, sim, e isso já responderia a dúvida do leitor. Mas é preciso levar em consideração outros fatores que, ao longo do cultivo, podem influenciar na manutenção do pH do substrato.

Um dos fatores é a adição de fertilizantes. No caso de fertilizantes orgânicos, seu uso pressupõe uma tendência de baixa do pH por causa da própria matéria orgânica que eles contém. Outro fator importante é a proporção da mistura Turfa x Perlita, que também terá grande influência no resultado final do pH desse substrato. Lembre-se: quanto mais Perlita adicionada, maior será o pH.

Além do composto com Turfa e Perlita

Muito embora a Perlita tenha propriedades alcalinas, seu uso por si só não consegue elevar o pH para níveis ótimos quando o solo é muito ácido. Como a Turfa é um material de característica ácida e considerando um cultivo onde sejam aplicados fertilizantes orgânicos, a simples adição de Perlita pode não ser suficiente para manter um pH equilibrado por todo o tempo de cultivo.

Por isso, a recomendação nesses casos é adicionar Calcário dolomítico, que neutraliza o pH e ainda conta com a vantagem de adicionar Cálcio e Magnésio ao solo.

Sendo assim, pode-se afirmar que cultivar apenas com mistura de Turfa e Perlita é possível, mas é importante observar alguns fatores:

– Os requisitos de pH da planta que está sendo cultivada, de acordo com sua fase de desenvolvimento;

– A frequência e o tipo de fertilizante que está sendo adicionado; e

– A proporção da mistura.

Na dúvida, invista na compra de medidor de pH e monitore os valores durante o tempo de seu cultivo.

Confira na loja da Green Power

Turfa e Perlita podem ser compradas na Green Power:

Substrato Turfa (fracionado em 1,8kg ou Sacas 25kg) – compre aqui.

Substrato Perlita (fracionado em 500g ou Sacas 10kg) – compre aqui.


O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search