Green Power tira dúvidas sobre rega com água e chá de casca de banana

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Leitor do blog da Green Power encaminhou um “pacotão” de dúvidas utilizando o canal interativo O que fazer quando. Cultivador iniciante, ele conta na mensagem enviada que montou o cultivo indoor de improviso, em casa, utilizando uma lona branca no lado de dentro. E uma das dúvidas enviadas por ele diz respeito à rega com água e chá de casca de banana. Ele quer saber quantas vezes deve regar as plantas com esta mistura.

A resposta:

Fazer chá com cascas de banana é uma rotina muito popular entre os cultivadores. Há bons motivos para isso. É barato, prático e pode ter bons resultados se souber utilizar.

O chá de casca de banana é rico em Potássio e pode ser aplicado na fase de floração, a partir da quinta semana, quando as plantas necessitam de um maior aporte desse nutriente. Mas atenção: ao mesmo tempo que pode parecer simples, o fato de adicionar o chá de casca de banana às plantas deve ser feito levando em consideração as seguintes observações:

Número 1 – O chá de cascas é um tipo de adubo orgânico. Por isso, o recomendado é fertilizar em solos ou substratos que tenham essa mesma composição. Ou seja, não se deve utilizar o chá deste tipo em cultivos hidropônicos ou em substratos inertes, como, por exemplo, compostos por vermiculita, perlita, lã de rocha, entre outros. Esses meios não possuem as bactérias naturalmente presentes no solo e que ajudam a decompor os compostos orgânicos do chá, tornando-os biodisponíveis às plantas.

Número 2 – O chá de casca de banana não deve ser o único nutriente aplicado às plantas porque ele não contém o aporte necessário dos outros elementos essenciais para o desenvolvimento da planta como Nitrogênio, Fósforo e micronutrientes.

Número 3 – O ideal seria que os nutrientes de casca de banana fosse usados em um substrato ou um canteiro específico, após um período de compostagem. A decomposição natural dos compostos orgânicos feita pelos microorganismos como bactérias e fungos benéficos, e onde os nutrientes presentes nas cascas de frutas, por exemplo, são transformados em moléculas que as raízes das plantas conseguem absorver com maior sucesso.

Cascas de frutas e legumes como fonte de nutrientes

É importante destacar que não só a banana, mas quase todas as frutas, legumes e suas cascas possuem uma quantidade de nutrientes benéfica às plantas,como mostra a tabela abaixo. Esses nutrientes podem ser usados  com sucesso no jardim, especialmente se forem compostados previamente. Ainda assim, mesmo se o cultivador optar por fazer o chá de cascas de banana, a recomendação é regar as plantas equilibrando a quantidade, usando a mesma medida que usaria com água pura. Ou seja, se as plantas estavam recebendo 500ml de água por semana, deve-se regar com 500ml de chá também.

Veja a tabela que mostra o teor de nutrientes nas cascas de frutas

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

Comments
  • André Alves
    Responder

    Comprei com vcs o Alquifish
    Gostaria de saber como utilizo?
    Estou na quarta semana vegetativo e apliquei uma vez a quantidade recomendada q é 2 a 3 ml por litro de água.
    A dúvida é se eu utilizo o Alquifish semanalmente ou diariamente?
    Muito obrigado

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search