Quando é hora de recomeçar o cultivo indoor do zero

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O dono de um cultivo indoor pode enfrentar diferentes problemas ao longo do processo. Na maioria das vezes, pode-se reverter a situação, revendo a rotina, aprimorando seus conhecimentos sobre como plantar em casa e melhorando sua infraestrutura. Mas quando nada parece resolver o problema que está impedindo o desenvolvimento das plantas, será que é hora de tomar a decisão de recomeçar o cultivo indoor? Neste momento, cabe avaliar o status do grow e estabelecer critérios que justifiquem encerrar o atual plantio e partir para outra.

Quando surgem os problemas no grow

A decisão de recomeçar o cultivo indoor pode ser tomada em qualquer estágio da planta. Afinal, o surgimento de problemas no grow pode acontecer a qualquer momento e isso reforça a necessidade de que todo o processo deve ser acompanhado sempre com atenção. A diferença são os problemas mais comuns que afetam cada estágio.

O período em que as plantas estão mais vulneráveis é o estágio logo após a germinação. Apodrecimento do caule e infecções por fungos ocorrem normalmente quando o meio é mantido muito úmido ou quando as raízes estão sendo privadas de oxigênio (pode acontecer quando a mistura do solo é muito fina então acumula água, mas não oxigênio o suficiente).

No período inicial do cultivo deve-se ter uma atenção principal em selecionar e garantir que todas as plantas sejam fêmeas. Machos não produzem flores e, pior, fecundam as fêmeas gerando aquelas tais sementes indesejadas nas flores. Nesse ponto, os clones levam muita vantagem porque o trabalho de seleção já está feito.

Também é importante que nesses estágios iniciais a planta não sofra grandes estresses como temperaturas excessivas ou água de mais. Outro cuidado importante deve ser feito em relação ao combate de pragas. Isso porque no início do desenvolvimento muitas das barreiras naturais de defesa contra pragas ainda não estão completamente formadas.

No estágio vegetativo, os cuidados seguem o checklist padrão e podem ser feitos facilmente adquirindo os produtos da nossa growshop como nutrientes e substratos necessários para o bom desenvolvimento da planta, bem como boa circulação de ar, água, CO2,  temperatura e umidade adequadas.

Na floração, momento importante no processo, as plantas podem ser forçadas a florescer em qualquer momento pela exposição ao período correto de luz e escuridão – o que faz da iluminação a parte mais delicada nesse processo. Uma dica: utilize um timer para regular as luzes mantendo-as ligadas por 12h e depois apagadas por mais 12h e em cerca de uma semana começará a ver suas belas flores crescendo. Fora isso, deve-se manter a atenção para não estressar a planta nesse período.

Critérios para recomeçar o cultivo indoor

Falta e excesso são palavras-chave para a identificação de problemas no grow.

Tanto luz (fotoperíodo) quanto nutrientes, fertilizantes, água, CO2 e umidade são fatores limitantes, que interferem diretamente o crescimento das plantas. A partir do momento em que é observado o surgimento de algum problema, deve-se imediatamente adotar os procedimentos corretos para identificar a causa dele e solucioná-lo. Aqui no blog e no canal de vídeos da Green Power você pode encontrar alguns artigos com a solução para esses problemas mais comuns.

» Problemas no cultivo indoor: 3 erros terríveis que você pode estar cometendo

» Problemas com cultivo indoor? Faça isso!

» 5 dicas para evitar problemas no controle do pH

» O que fazer quando tenho problemas com minha estufa feita em casa

» Cultivo indoor: 3 problemas e 3 soluções para garantir um resultado de qualidade

» Conhecimentos básicos sobre cultivo indoor: Dicas e sugestões de leitura

» O que fazer quando folhas antigas e maiores mudam de aparência

» Baixe grátis boas práticas para ter plantas bem desenvolvidas

» Baixe grátis dicas e cuidados especiais com LUZ, ÁGUA e NUTRIENTES

» Primeiros passos: 3 dicas para iniciar o cultivo indoor

Assista também:

Mas e quando você já tentou resolver e não deu o resultado esperado? Esse é o momento de recomeçar o cultivo indoor. O melhor critério para ser usado nessa decisão é simples:

Após observar, identificar e tomar as medidas para solucionar o problema, o grow continua fraco e não produzindo (ou produzindo de maneira limitada). Muitas vezes isso ocorre quando aqueles fatores limitantes citados acima atingem um certo ponto que leva a planta a entrar no modo de preservação e, posteriormente, interromper completamente suas funções metabólicas.

Às vezes, o grow passou por um alto estresse devido a falta ou excesso desses fatores e mesmo que o problema seja solucionado, os períodos “fora da curva” podem ter afetado funções metabólicas essenciais. Se após alguns dias de tratamento adequado, as plantas não mostraram sinais de recuperação ou tenham uma recuperação apenas parcial é melhor recomeçar pois um grow enfraquecido, ainda que produza, terá um rendimento muito menor em comparação a uma plantação saudável.

É de se imaginar o quanto essa é uma decisão difícil de ser tomada até pelo tempo dedicado e pelo investimento na estruturação do cultivo. Mas é a decisão certa a ser tomada.

Precisando de ajuda para recomeçar seu cultivo indoor? Consulte a growshop Green Power.

Start typing and press Enter to search