Quero aumentar meu cultivo: por onde começo?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

A decisão de iniciar um cultivo indoor é baseada em diversos fatores. Espaço físico e recursos financeiros são dois dos principais e que vão determinar qual será a capacidade de produção do grow. Outro item importante para a decisão é o nível de conhecimento técnico que o interessado em cultivar em casa possui. Se ainda estiver no nível iniciante, com poucas informações, não é recomendado montar algo muito grande, complexo para manutenção e também dispendioso em termos financeiros. Neste caso, o ideal é iniciar o cultivo como se fosse um laboratório, testando e aprendendo na prática até chegar a um nível de conhecimento que permita voos e grows maiores.

Este é uma situação muito comum entre os cultivadores. Muitos começam com um, dois, três vasos, em estruturas mínimas e conforme vão evoluindo em termos técnicos, aumentam os investimentos para aumentar sua produção. Esta é uma decisão muito pessoal. Talvez seu interesse seja de ter apenas uma pequena plantação, um vaso. Mas se quiser aumentá-la, o caminho passa pelas seguintes etapas iniciais:

 

Conhecimento é tudo

 

Antes de qualquer coisa, busque informação. Leia mais especialmente a respeito das rotinas de manutenção de um cultivo indoor. Cuidar de um vaso fácil pode ser fácil. Com mais de um, aumenta a responsabilidade e a necessidade de dar atenção maior para que as plantas possam se desenvolver de forma adequada e esperada. Ter um cultivo próprio nunca é colocar a semente no vaso e esperar que a planta cresça por si, num passe de mágica. Você precisa participar efetivamente do processo, observando cuidados com água, luz, nutrientes, prevenindo pragas e também para saber a hora de rever práticas e seguir outro caminho para que resultado final seja de qualidade.

 

Orçamento para expandir

 

Se suas primeiras experiências com cultivo indoor forem positivas, certamente você ficará empolgado em ir além, em prosseguir plantando e até aumentar o número de vasos. Para isso, some sua empolgação com planejamento. Seja realista quanto ao tamanho do grow e em termos de qualidade. Se deseja migrar, faça um checklist de tudo o que vai precisar. Em seguida, confira na loja da Green Power tudo o que você pretende comprar (uma nova estufa, novos vasos, substratos, fertilizantes, lâmpadas…). Faça as contas e confira seu orçamento. Uma dica é você crescer de forma gradual. Ou seja, em vez de partir de um vaso para cinco, cresce aos poucos até chegar a sua meta maior. Assim, você evolui como cultivador, aprende mais, e ainda consegue investir de forma mais cadenciada, sem grandes riscos de colocar tudo a perder (as plantas e o dinheiro).

 

Confira o espaço físico

 

Este é um item que pode ser seu principal empecilho na expansão do grow. Você possui um espaço físico maior para isso? Analise se o local que você pensa em utilizar possui o espaço adequado para você instalar uma estufa pronta, com tomadas próximas para ligar as luzes e o sistemas de exaustão e de ventilação. O mesmo vale se você preferir criar sua própria estufa, a partir da transformação de um móvel antigo, por exemplo. Verifique se é a melhor opção, se o tamanho é adequado para que não seja nem maior nem menor que o desejado. Lembre-se sempre de optar por um local que seja discreto, o que no caso de um cultivo maior torna-se um ponto ainda mais importante para ser avaliado.

 

Prepare-se para todas as etapas

 

Por fim, para começar a pensar em aumentar o seu cultivo indoor, você precisa ter em mente que não é só a quantidade de plantas que vai ser maior. As demandas com outras etapas até a colheita também vão crescer. O processo de secagem e cura, por exemplo, vai pedir mais espaço, mais potes herméticos e mais atenção, já que serão mais plantas para você cuidar. Tenha em mente que aumentar o cultivo fará com que você precise dedicar mais tempo para cada uma das etapas. Terá trabalho redobrado, mas se bem feito será sempre recompensado por ervas de qualidade. E que serão motivo de satisfação por todo o seu investimento financeiro, de tempo e de busca por conhecimento.

 

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

 

E-book: Faça o download gratuito.

Start typing and press Enter to search