Dicas para saber a quantidade certa de fertilizante no cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

A quantidade certa de fertilizante deve sempre seguir a orientação do fabricante. Essa é a informação mais importante que o dono do cultivo deve assimilar quando se trata do tipo de fertilizante, fase de aplicação e concentrações indicadas. As instruções são como as bulas dos remédios que tomamos ou o manual de instruções de um aparelho eletrônico. E devem ser lidas com atenção e conferidas na hora da compra do produto. As tabelas costumam estar na embalagem, mas também em folhetos e inclusive no blog da Green Power (veja aqui).

Todos os pacotes de fertilizantes listam três números que identificam a relação N-P-K.

O primeiro número representa Nitrogênio (N), que é responsável pela folhagem ou desenvolvimento de folhas, portanto os fertilizantes que promovem o crescimento pesado das folhas têm um (N) maior do que os outros dois.

O segundo número representa Fósforo (P), que é importante para hastes fortes e floração.

O terceiro número é Potássio (K), utilizado em diversas funções metabólicas e produção de sementes.

Em relação à nutrição, as plantas necessitam de mais Nitrogênio durante a fase vegetativa, Fósforo durante a floração e Potássio se o objetivo é forçar a produção de sementes. Mas quando se fala em fertilizantes, a conversa é muito diferente porque em sua maioria contém uma imensa lista de outros compostos nutricionais.

Os distúrbios de plantas são caracterizados por seus sintomas, mas o diagnóstico pode não ser muito simples para cultivadores inexperientes. Alguns nutrientes são móveis e são translocados de partes mais velhas para as mais novas. Com isso, o dano é visto em folhas mais velhas. Outros nutrientes não são móveis e suas deficiências são aparentes em partes mais jovens.

O erro na quantidade certa de fertilizante pode gerar problemas como amarelamento das folhas e o aspecto murcho, mas as diferenças entre os sintomas por falta de nutrientes são sutis. A menos que o dano seja leve, as folhas acometidas pelos sintomas não se recuperam. Deve-se manter a atenção também sobre o overfert.

Onde a quantidade certa de fertilizante é mais importante de ser observada

Normalmente o período que mais se utiliza fertilizantes é a fase vegetativa, entre a terceira e quinta semana, quando a planta está gastando energia para desenvolver caule e folhas. A fertilização não é recomendada no período inicial principalmente para as plantas cultivadas em terra, que passam esse período muito bem com os nutrientes do substrato. Entretanto, alguns produtos como os estimulantes de raízes são desenvolvidos especificamente para esse momento.

Durante a floração, é ideal que sejam utilizados produtos específicos para essa fase. Afinal são as últimas semanas de espera pela colheita e seria terrível prejudicar a produção justamente nesses dias. Os bloom são fertilizantes recomendados para a floração por possuírem altas quantidades de Fósforo (P) e Potássio (K). Para sua aplicação, o fertilizante deve ser diluído na água para a rega a partir do início da formação das flores até cerca de 15 dias antes da colheita.

Existem também os booster de floração, que são aditivos utilizados para melhorar o rendimento da colheita. Alguns desses produtos contém melaços que ajudam a gerar mais açúcares e terpenos nas plantas, melhorando o sabor e a microbiota do substrato. Podem ser orgânicos (mais leves e de utilização durante toda a floração), biominerais (indicados a partir da terceira semana) ou minerais (que devem ser aplicados a partir da quarta ou quinta semana, seguindo orientações do fabricante).

É interessante reduzir e parar completamente a fertilização cerca de 15 dias antes da colheita. Isso evita o acúmulo de fertilizantes nas flores, o que causa um sabor amargo e prejudica a leveza dos aromas desejados.

Por fim, vale ressaltar que a quantidade certa de fertilizante e de nutrientes que as plantas necessitam dependem muito das condições às quais estão expostas. É importante observar que assim como a rega e fotoperíodo, a fertilização se dá de maneira constante e em rotina, não é recomendado que se faça a suplementação de nutrientes de maneira aleatória ou baseada em sintomas.

Quando falamos de fertilizantes, produzidos especificamente para melhorar o desenvolvimento e produtividade do grow, a máxima é aquela primeira fase do texto: siga as orientações do fabricante do produto que está utilizando. É onde estão as informações sobre as concentrações necessárias semana por semana.

Quer saber mais sobre o uso de fertilizantes? Baixe o ebook exclusivo da Green Power sobre o assunto.

 

Start typing and press Enter to search