Problemas no cultivo indoor: 3 erros terríveis que você pode estar cometendo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Normalmente as colheitas fracassadas são causadas por problemas no cultivo indoor gerados por uma combinação de inexperiência e diversos erros evitáveis. O erro na rega das plantas é provavelmente o mais cometido pela maioria dos cultivadores. Ou deixa de regar ou rega em excesso. A solução para problema com rega é fazer o teste do palito de picolé, como já ensinamos. O teste é simples: basta espetar o palito na terra do vaso e retirar, verificando se está seco ou úmido. O resultado define se é hora ou não de uma nova rega. Mas além desse erro, existem pelo menos outros três erros terríveis que o dono do cultivo pode estar cometendo.

Confira os erros e suas consequências.

1) Problemas no cultivo indoor com o uso de fertilizantes

O uso errado de fertilizantes é muito citado como o principal culpado numa colheita infeliz e está entre os principais problemas no cultivo indoor. No entanto, todos os fertilizantes à venda são potencialmente eficientes e, sem dúvida, cumprem seu papel de nutrir as plantas suficientemente, mas desde que seguidas as recomendações do fabricante, é claro.

Os problemas geralmente são auto infligidos. Ou seja, são causados pelo próprio cultivador ao aplicar o nutriente. Se estiver seguindo as recomendações que constam no rótulo, então o problema é mais profundo.

Se os nutrientes administrados durante a rega ou mesmo no caso dos fertilizantes em pó ou farelados, adicionados ao substrato, não atingirem as folhas, a planta deixa de ser suficientemente suprida. O problema, neste caso, está no transporte do nutriente desde as raízes até as folhas. As causas estão relacionadas, na maioria das vezes, à muita água, pH desregulado ou erros na medição da Condutividade Elétrica.

2) Reconhecer e tratar o ataque de pragas tarde demais

É preciso prevenir ao ataque no cultivo indoor. Infelizmente, muitos produtores reconhecem a presença de pragas e fungos somente quando as plantas já foram seriamente afetadas e fica visível a olho nu. Nesta fase, os insetos já se multiplicaram e é impossível combatê-los de forma natural. Somente o uso de inseticidas ou fungicidas específicos fará efeito. Mas mesmo assim por um curto período de tempo.

Importante destacar que o uso de defensivos químicos não deveria estar disponível para os cultivadores domésticos devido a seus riscos para a saúde. Em um cultivo saudável, pragas ou doenças detectadas precocemente não costumam ser um problema. O tratamento com óleo de nim em um estágio inicial geralmente acaba com esses predadores. Uma mistura de óleo de nim com óleo de rícino (este último na proporção de um quinto) ajuda a melhorar a eficácia do nim.

3) Posição errada das lâmpadas

O erro na posição das lâmpadas pode ser fatal para as plantas. Isso porque as lâmpadas de vapor de sódio, por exemplo, perdem a eficácia rapidamente à medida que a distância aumenta, sendo este um problema ainda mais forte com os painéis LED. Quanto mais distantes das plantas, menor será a radiação fotossinteticamente ativa. É esta a luz que, de fato, faz as plantas crescerem. O tipo e a potência, o refletor e o tamanho do grow são fatores que influenciam na correta posição das lâmpadas.

A intensidade das fontes de iluminação instaladas no seu grow, sejam lâmpadas de vapor, sejam LEDs, diminui exponencialmente a cada centímetro de distância extra. Se as lâmpadas estiverem muito perto do topo das plantas, o calor intenso irá queimar as folhas superiores, que secarão e morrerão. Se as lâmpadas estiverem muito distantes das plantas, a luz perderá sua eficiência. Como se vê, as plantas serão beneficiadas quando você for capaz de alcançar a distância perfeita.

Bônus: Dicas para evitar problemas no cultivo indoor

  • Controle da umidade ajuda a evitar grande parte das pragas, especialmente fungos. É também uma medida benéfica para as próprias plantas, que devem ser regadas sempre com cautela.
  • Deve-se aplicar defensivos naturais preventivamente. Fique de olho vivo nas plantas em busca dos primeiros sinais das pragas, buscando sinais de descoloração nas folhas. Os danos causados por fungos geralmente começam nas partes de baixo das folhas e no caule.
  • Uma dica sobre o posicionamento das lâmpadas é usar um termômetro exatamente acima do topo das plantas. A temperatura ali não deve ser superior a 28-29 °C.
  • Faça controle de pH e EC, especialmente se estiver usando fertilizantes líquidos diluídos na água da rega.

Dúvidas sobre problemas no cultivo indoor? Aprenda mais com nossas dicas e com o Guia Prático.

 

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search