FAQ Cultivo indoor: 5 Problemas e soluções

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Dúvidas e incertezas podem surgir a qualquer momento quando se começa um cultivo indoor. Especialmente quando o cultivador é iniciante, alguns problemas podem surgir e às vezes até provocar um certo desânimo, gerar uma vontade de desistir. Mas não é o caso para tanto e há sempre o que rever e mudar para manter o cultivo de acordo com o esperado. Problemas poderão surgir por diferentes fatores, por erros de avaliação ou até por desatenção com procedimentos essenciais para o bom andamento do cultivo.

De forma prática, listamos a seguir 5 problemas que estão entre os mais comuns enfrentados pelos cultivadores e apresentamos o que deve ser feito para solucioná-los quase que de forma imediata. E em caso de não saber o que fazer quando um problema surgir no seu cultivo indoor, pergunte para a Green Power.

Cultivo indoor: Problemas e soluções

O problema: Excesso de água ou drenagem deficiente (ocorre quando a água não consegue escoar através do fundo dos vasos e caracteriza-se por folhas caídas e podridão nas raízes).

Faça isso: Aguarde até que os vasos estejam secos, faça o teste do palito ou levante cada vaso e sinta se estão leves ou ainda pesados contendo água. Também é recomendado verificar o acúmulo indesejado de água nos pratos ou na estufa.

O problema: Overfert, que é o excesso de fertilizantes.

Faça isso: Para começar, faça um flush e suspenda o uso do nutrientes temporariamente. Depois, aguarde um tempo maior entre cada aplicação para sejam observadas as respostas da planta ao procedimento.

O problema: Folhas superiores queimadas.

Faça isso: Para resolver este problema, ajuste a altura do refletor, verifique se a temperatura está muito alta (o máximo fica em torno dos 32 graus). Verifique ainda se as plantas possuem uma fonte de micronutrientes (como Boro, Cálcio, Ferro e Enxofre) e também ajuste o pH para índices entre 6 e 6,5.

O problema: Folhas inferiores amareladas.

Faça isso: Verifique se as plantas contam com uma fonte de Nitrogênio e Magnésio. Na sequência, aplique uma dose baixa de sulfato de magnésio e aguarde a resposta da planta. Por fim, não deixe de conferir também se a temperatura está elevada em demasia.

O problema: Falta de iluminação, caracterizada por plantas começando a ficar debilitadas, exibindo um alongamento exagerado dos caules em altura, o que os torna fracos, além das folhas novas que nascem pequenas e de coloração escura.

Faça isso: Considere instalar mais lâmpadas ou LEDs em seu grow. As plantas necessitam em média de 100W de energia para cada vaso ou planta, o que mostra mais uma vez o quanto a luz é um fator fundamental num cultivo indoor.

 

Não deixe de conferir todas as novidades da Green Power. Acesse: www.greenpower.net.br.

Showing 2 comments
  • Henrique Santos

    Um cultivo de 100 plantas, quantos e quais leds devo usar?

Start typing and press Enter to search