Cultivo indoor: Preste atenção nas primeiras semanas de cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

A expectativa quando se inicia um cultivo não pode se transformar em ansiedade. Se agir de forma precipitada, o cultivador pode colocar tudo a perder. Afinal, os resultados não são imediatos, obviamente, porque leva tempo para que a planta cresça e se desenvolva, mas também demora em torno de duas e três semanas que os primeiros sinais do cultivo surjam nos vasos. Por isso, nada de ficar ansioso nem estressado. Confira nossas dicas sobre o que observar nas primeiras semanas para que o cultivo transcorra da melhor forma possível e que lá na frente gere os resultados desejados. Ou seja, flores de qualidade e de ótima potência.

Vamos lá?

Para começar, lembre-se sempre que qualquer mudança mais perceptível não aparece de um dia para o outro, seja ela positiva ou negativa. Lá pela terceira semana será possível notar o início do crescimento de muitas novas folhas. Também vai dar para ver o alongamento de entre nós (aquela parte do caule das plantas entre cada nó que, por sua vez, é facilmente identificado pela região de onde partem os ramos laterais). Nesse período de tempo, as plantas vão direcionar o crescimento para cima, curvando sempre os ramos em direção à fonte de luz.

Dois outros fatores, que são observados em qualquer etapa do cultivo, também merecem atenção nestes primeiros dias de plantio. O primeiro é a rotina de rega. Cuide para não irrigar além da conta. Faça sempre o teste do palito de picolé para saber se o solo está seco ou úmido e assim não errar na quantidade de água que irá despejar no vaso. O outro fator é a ação de pragas. O cultivador deve ficar atento e observar as folhas constantemente principalmente pela alta umidade que o grow precisa nessas primeiras semanas. E a umidade elevada favorece o aparecimento de fungos e outras pragas comuns no jardim.

Reforço de Nitrogênio

Saber o que prestar atenção nas primeiras semanas não é somente uma ação contemplativa. É também um momento para tomar medidas caso seja necessário intervir no cultivo. Por exemplo, na terceira semana você poderá observar os primeiros sinais de que há deficiência de alguns nutrientes importantes para o desenvolvimento da planta. Agir nessa etapa do cultivo poderá ser essencial para evitar que a planta tenha seu crescimento prejudicado.

O Nitrogênio é o nutriente que as plantas mais necessitam nesta fase inicial de cultivo. A falta desse mineral pode ser identificado ao observamos as folhas, que vão perdendo a cor verde-escuro, passando para um “verde-pálido” com um tom levemente amarelado. Dias mais tarde, todas as folhas ficam totalmente amarelas.

Este sintoma aparece primeiro nas folhas inferiores mas espalha-se rapidamente pelas folhas superiores. O sintoma aparece, por último, nas folhas novas porque o N é um elemento extremamente móvel na planta, e quando ele está escasso a planta naturalmente transloca o pouco Nitrogênio que encontra até as folhas novas, buscando suprir o crescimento acelerado dessa parte da planta. Quando o Nitrogênio está em falta,o crescimento da planta é lento, com plantas menores e de baixa produção.

Rotina de cultivo nas duas primeiras semanas

Reunimos abaixo recomendações que você pode seguir nas duas primeiras semanas de cultivo que irão contribuir para que o desenvolvimento da planta seja o mais adequado desde o início do plantio.

O que observar na primeira semana

As plantas devem se acostumar com a luz durante a primeira semana. Se estiver cultivando com lâmpadas de vapor, utilize as vapor metálico (HQI) para período de crescimento. A luz HQI emite mais luz branca / azul que as lâmpadas HPS e isso estimula o crescimento.

Dê às suas plantas água suficiente pela primeira vez até que a mesma escorra pelo fundo do vaso. Espere para regar novamente até que as plantas tenham usado toda a água e o substrato esteja seco. Mais uma vez,a dica é: teste com o palito de picolé para se certificar.

Nesta fase, borrifar as plantas todos os dias com um spray de água pura ajuda a manter os níveis de umidade adequados. Você não precisa adicionar nenhum fertilizante porque ele já deve estar presente no solo, com exceção de cultivos hidropônicos, que necessitam fertilização contínua.

Veja no quadro abaixo as recomendações quanto aos fatores essenciais num cultivo em sua primeira semana.

Fator

Recomendação

Iluminação

Utilizar as lâmpadas HQI caso esteja cultivando com lâmpadas de vapor.

Distância da luz

100 cm entre a lâmpada e a planta.

Duração fotoperíodo

18 horas de luz, 6 horas escuro

Temperatura durante o dia

23º

Temperatura durante a noite

18º

Nível de umidade

80%

PH

6.0

 

O que observar na segunda semana

Na segunda semana, a luz é usada a todo vapor. A dica é que você reduza um pouco a distância entre a lâmpada e a parte superior da planta – cerca de 50cm a 60cm. Essa redução pode ser gradual, semana a semana. Desta forma, as plantas não sentem tanto o efeito e não correm risco de queimar as folhas mais sensíveis.

Certifique-se de que os sistemas de resfriamento estejam funcionando com eficiência. Também opte por regar as plantas de baixo para cima. Com isso, as raízes vão procurar a água e crescer rapidamente para o fundo do vaso. Na segunda semana, você pode também adicionar alguns nutrientes extras, de preferência um produto com alto teor de nitrogênio. Mas todo cuidado é pouco nessa fase, especialmente quanto à dosagem do fertilizante, pois existe o risco de causar um overfert (aplicação de fertilizantes em excesso, que tem como resultado a “queima” das folhas). Sempre comece com uma dose menor do que a recomendada pelo fabricante e vá aumentando gradativamente.

Veja no quadro abaixo as recomendações quanto aos fatores essenciais num cultivo em sua segunda semana.

Fator

Recomendação

Iluminação

Pode aumentar o número de lâmpadas a partir de agora. A luz é o fator principal no cultivo indoor.

Distância da luz

50cm entre as plantas e fonte de luz.

Duração fotoperíodo

18 horas de luz, 6 horas escuro

Temperatura durante o dia

25º

Temperatura durante a noite

18º

Nível de umidade

80%

pH

6.0

EC

1.0

 

Gostou do tema do post? Está começando um cultivo? Compartilhe sua experiência conosco.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search