Chegada da primavera exige cuidados com as plantas do cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Mesmo no cultivo indoor, a mudança de estação precisa ser levada em conta para que as plantas não sejam afetadas pelas novas condições climáticas e solar. É o que ocorre agora, no hemisfério Sul, com a chegada da primavera a partir do Equinócio que ocorre precisamente no dia 22 de setembro, às 17:02h. A chamada “estação das flores” é o momento de colocar a planta para florir e traz consigo algumas mudanças que o dono do cultivo deve observar, especialmente no que se refere ao fotoperíodo e ao uso de substratos.

Cuidados com a incidência de luz na primavera

Como já destacamos no post sobre estações do ano no blog da Green Power, a primavera é um período de crescimento de folhas e flores e ajuda muito no cultivo o fato dos dias passarem a ter uma incidência solar crescente. Na primavera os dias passam a ter, gradualmente, mais horas de luz, chegando até o início do verão entre 16h e 18h de luz natural. Este período pode variar conforme a região. Além de tornar os dias mais iluminados, a primavera traz também uma mudança nos padrões das cores irradiadas pelo Sol e percebidas pelas plantas, sendo a época em que muitas iniciam o processo de floração.

É por isso que você deve estar atento ao fotoperíodo ou tempo de exposição à luz, mesmo que artificial como no caso de um cultivo indoor. Alternar o fotoperíodo é uma das providências que você deve tomar quando é chegada a hora de florir. A outra é trocar as lâmpadas do grow. No caso de quem utiliza lâmpadas de vapor, é imprescindível que sejam usadas as “lâmpadas amarelas”, de vapor de sódio. A justificativa para esta troca é que a luz gerada por este tipo de lâmpada é a que mais assemelha à luz irradiada pelo Sol na primavera. Assim suas plantas entenderão que é chegada a hora de florir.

Refletor Cool TubeOutra recomendação é cuidar com a temperatura no grow. A primavera não é tão quente quanto o verão, mas pode haver um aumento significativo na temperatura em comparação com o período do inverno. É preciso regular o resfriamento do grow e é possível fazer isso usando instrumentos como o refletor Cool Tube. Esta opção é ideal porque tem dupla função. Além de refletir a luz, ajuda a direcionar o calor gerado pela lâmpada levando-o para fora da estufa. Neste caso, seria necessário também o auxílio de um exaustor.

Substrato para ajudar na floração

Com a mudança de estação e com as plantas entrando na fase de floração, você também precisa analisar a possibilidade de transplantar as mudas em crescimento para um substrato mais enriquecido, com os minerais necessários à floração, como o Magnésio e Fosfato. Este é um cuidado constante que o cultivador precisa ter, independentemente da estação do ano já que a função do substrato é simular a riqueza e complexidade orgânica que o solo possui, para que a planta consiga se desenvolver em vasos no cultivo indoor.

Os nutrientes adicionados à mistura do substrato ajudam a tornar o solo mais aerado e assim facilitar o crescimento das raízes. Com as condições de clima e luz da primavera, uma dica ao cultivador é utilizar o substrato mix pronto que tem justamente a função de aerar e reter mais os nutrientes. Adicionando junto a turfa, substância de origem vegetal, você pode colocar fertilizantes no próprio substrato com guano de coelhos, rico em nutrientes e muito recomendado para cultivo indoor. Também pode-se preparar o novo substrato utilizando o sulfato de magnésio, aproveitando que este é um elemento importante que vai garantir o suprimento de energia que a planta precisa para a formação das flores.

Nesta ação de rever e adicionar novos substratos por causa das mudanças com a primavera, uma possibilidade que o dono do cultivo pode fazer é transplantar as mudas para um outro vaso. O mesmo pode ser feito em plantas que estejam em estágio de crescimento. É feito assim: você começa o cultivo usando uma mistura de substrato e quando chegar o período de floração, faz o transplante adicionando um substrato diferente. Refazer o substrato, a partir do transplante, colocando os nutrientes apropriados, é uma forma de garantir uma floração abundante. E a primavera será a estação das flores também no seu cultivo.

 

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

E-book: Faça o download gratuito.

Start typing and press Enter to search