Potes herméticos: Como melhorar a cura das ervas

 Em Dicas de Cultivo

Os potes herméticos são as melhores opções para armazenar as ervas durante o processo de cura por causa do sistema de fechamento a vácuo que possuem. A cura é o processo que faz toda a diferença no resultado final do cultivo e serve para retirar toda a umidade restante das flores. Além disso, elimina os resíduos de clorofila, que é responsável pelo amargo no sabor de uma erva quando mal curada.

Com o uso de potes herméticos TightVac, o ar é sugado para fora sempre que a tampa é empurrada para baixo. Isso faz com que as ervas sejam conservadas por mais tempo, por meses, sem que haja perda de sabor. Os potes herméticos também ajudam a evitar acúmulo de umidade e de degradação, além de não permitirem que os odores escapem, impregnando o ambiente.

O dono de um cultivo indoor não pode ter pressa para realizar sua colheita. O processo para chegar a um resultado de qualidade, com sabor e melhor potência dos princípios ativos da planta, leva tempo e deve ser seguido a risca. A ansiedade de ver a planta crescer o quanto antes para fazer logo a colheita e a secagem também precisa ser controlada, especialmente pelos cultivadores de primeira viagem. A secagem não é o último procedimento no cultivo indoor. Ainda falta a etapa de cura da erva, que é uma das mais importantes em um cultivo e que acontece depois de feita a secagem.

Como é o processo de cura da erva

Um cultivador de sucesso sabe que somente após curar as flores toda a jornada estará terminada, podendo-se assim apreciar o aroma e sabor da colheita. Para chegar até este ponto é preciso saber curar ervas. Mesmo que a planta tenha se desenvolvido bem, com folhas de bom porte, não fazer ou fazer a cura por pouco tempo e sem os cuidados corretos, como o uso de potes herméticos, influencia diretamente no sabor da erva. Para saber se já é o momento certo de iniciar a cura, o cultivador deve conferir se após o tempo de secagem as flores estão quebradiças e com consistência “crocante”, como já destacado no blog. Se o aspecto for este, o passo seguinte é cortar as flores para iniciar a cura.

A primeira medida no processo de cura é colocar a colheita em caixas (de madeira ou de papelão), preferencialmente em locais secos e arejados. Somente depois disso é que as flores devem ser transferidas para potes herméticos para que o processo de cura seja completado. Importante: os potes herméticos têm como vantagem a facilidade para guardar e transportar. Mas devem ficar sempre longe do calor e da luz.

O cultivador deve encher o pote. Na primeira semana do processo de cura, recomenda-se abrir o pote pelo menos duas vezes por dia. O objetivo é renovar o ar. Além disso, é importante também que sejam observados com atenção sinais de transpiração. Se surgirem gotículas de água no pote, a dica é retirar a erva e deixá-la ao ar livre por um tempo para secar. E somente depois, recolocá-la no pote. É uma medida importante para que o processo de cura funcione e gere uma erva de qualidade.

Em média, a cura da erva pode levar entre um mês e um mês e meio. O tempo varia de um tipo de erva para outro. Mas os cultivadores podem optar por prolongar o processo por muito mais tempo. Há relatos de donos de cultivos que fizeram a cura da erva por mais de um ano. Isso não é prejudicial à erva. Na verdade, influencia positivamente nos chamados processos biológicos porque a cura irá remover a água da erva de maneira mais lenta.

Dessa forma, açúcares e amidos são convertidos em compostos inofensivos e saborosos. Experimente uma erva que não tenha passado pelo processo correto de cura para sentir a diferença. Certamente não será uma experiência prazerosa pelo sabor mais amargo da erva. Por isso, quanto mais tempo de cura, menos açúcar e amido e melhor o sabor.

Para saber quando o processo de cura está finalizado, o dono do cultivo deve abrir o pote hermético e retirar um dos ramos para verificar se está quebradiço. Também deve observar se os botões estão secos. Na sequência, a dica é fazer uma prova e sentir o sabor. Ao menor sinal de aspereza, o ideal é seguir com o processo de cura por mais um tempo.

Confira as opções de potes herméticos à venda na Green Power

Na loja da Green Power, você encontra potes herméticos da marca TightVac em diferentes tamanhos. A escolha do mais adequado para sua necessidade dependerá do tamanho da sua colheita. Ou até mesmo do uso que pretende fazer deles já que os potes herméticos também são indicados para o armazenamento de grãos, temperos, pílulas e até moedas e miçangas.

Para ajudá-lo, preparamos uma tabela com o volume de cada pote hermético da linha TightVac.

PRODUTOTAMANHOCAPACIDADE
TightVac  5g7 cm x 2,5 cm5 g
TightVac  60 ml7,6 cm x 4 cm60 ml / 14 g
TightVac  120 ml7 cm x 6 cm120 ml / 28 g
TightVac  290 ml9,5 cm x 7,6 cm290 ml / 85 g
TightVac  570 ml17 cm x 10 cm570 ml / 150 g
TightVac 800 ml18 cm x 11,5 cm800 ml / 250 g
TightVac 1,3 L20 cm x 10,5 cm1,3 L / 340 g
TightVac 2,35 L26 cm x 12,4 cm2,35 L / 680 g

 

Junto com o uso de potes herméticos, o dono do cultivo tem ainda a opção de usar o Boveda, que é considerado essencial no processo de cura da erva por ser um controlador de umidade. Recomendado para o armazenamento de ervas medicinais, o Boveda ajuda na eficácia, no aroma, na cor e no sabor das ervas. A queima se torna mais regular e suave. Além disso, o produto também contribui para que o processo de cura ocorra por mais tempo.

O sachê de Boveda deve ser colocado no pote hermético no processo de cura quando as hastes lançarem sua umidade para as flores, que se tornam úmidas novamente. O Boveda entra em ação para que elas sequem outra vez, mas de forma mais lenta. Os sachês Boveda 62% com 8g são os mais indicados para a finalização do processo de cura das ervas. A base para isso são os testes que mostram que a umidade ideal no armazenamento de ervas varia entre 59% e 63%. O Boveda também é vendido pela Green Power.

Na loja, o cultivador encontra ainda a opção de comprar um kit que inclui um pote hermético e um sachê Boveda, uma opção com ótimo custo-benefício para quem quer fazer um processo de cura eficiente. Confira na Green Power.

Start typing and press Enter to search