Potes de vidro violeta: Vantagens para garantir a qualidade da cura do seu cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

A cura é uma das etapas mais importantes do cultivo. Ocorre na sequência da secagem e é o processo que faz toda a diferença no resultado final do cultivo. Tem como objetivo retirar toda a umidade restante das flores e eliminar os resíduos de clorofila, que é responsável pelo amargo no sabor de uma erva quando mal curada. Por tudo isso, a cura demanda toda a atenção do cultivador, que precisa entender todo o processo, seus princípios básicos. Isso inclui ser criterioso na escolha dos potes onde armazenará as ervas durante a curagem. Os potes herméticos ou de vidro costumam ser os mais recomendados para a cura, por causa da vedação mais eficiente e também por auxiliar na conservação dos produtos internos, evitando o acúmulo de umidade do ar e a degradação da erva. Mas para garantir um produto final com mais qualidade e potência, além de melhor preservação, o cultivador pode optar pelos potes de vidro violeta, especialmente para guardar as ervas por prolongados períodos de tempo, sem que as mesmas sofram qualquer degradação.

Características do pote de vidro violeta garante qualidade do produto armazenado

O uso dos potes de vidro violeta proporcionam os mesmos benefícios que os potes herméticos transparentes quanto à vedação do ar. Mas trazem maior proteção em relação à entrada de luz. Você já sabe da influência positiva que a luz exerce no desenvolvimento da planta. Luz é vida! Mas na etapa de cura e, posteriormente, no armazenamento das ervas é preciso ter maior controle quanto à exposição à luz. Isso possibilita que o tempo de armazenamento seja maior, sem prejudicar a qualidade da erva, deixando-a mais saborosa e potente. Recebendo luz, como ocorre nos potes transparentes, o risco é de decomposição molecular da planta. Caso isso ocorra, a erva perde totalmente sua consistência e seu consumo fica inviável.

É por causa disso que os potes de vidro violeta surgem como opção recomendada. As características deste tipo de embalagem funcionam como um filtro para a luz solar. Isso faz com que a luz que atinge o pote proteja e até ajude a melhorar a qualidade da erva. Não é uma luz visível como a luz solar que atinge o que está armazenado, mas sim uma “radiação violeta”, uma “luz boa”, fruto da combinação de dois fatores:

1) Os potes de vidro violeta fazem um bloqueio do espectro completo da luz visível e liberam apenas a parte da luz na faixa violeta e raios UVA, que é benéfica às plantas;

2) Os potes de vidro violeta permitem que a luz infravermelha atravesse as paredes atingindo seu conteúdo interno, contribuindo para a sua preservação.

O resultado da combinação deste dois fatores é uma proteção contra os processos de envelhecimento que costumam ser provocados pela incidência da luz visível. Nos potes de vidro violeta, a estrutura molecular de qualquer substância armazenada é permanentemente ativada e energizada.

Por isso, entre as qualidades dos potes de vidro violeta estão a manutenção da naturalidade dos compostos armazenados, da potência, do aroma e do sabor, além de proporcionar uma maior vida útil ao conteúdo neles armazenados.

Na foto abaixo, você vê o resultado de um teste com o armazenamento de cebolinha em três diferentes potes: um branco, um marrom e um violeta. É possível ver o efeito da luz após dois meses de exposição diária à luz.

Pela cor da cebolinha do pote de vidro violeta já é possível perceber a diferente. Nos dois outros potes houve um impacto muito maior da exposição ao Sol, com um branqueamento da cebolinha que perdeu totalmente suas características, ao contrário da que estava no pote violeta que manteve seu aroma e frescor.

Abaixo, você pode conferir outro teste, desta vez com tomate.

Um tomate foi colocado em um frasco de vidro branco e outro num frasco de vidro violeta. Os frascos foram deixados em exposição solar durante várias horas por dia e após cerca de 7 meses o resultado mostra que o do vidro violeta permanece inalterado, enquanto o do vidro branco perdeu totalmente sua consistência, cor e textura.

Gráfico mostra diferenças entre tipos de vidros

No gráfico abaixo você pode visualizar a diferença entre potes de materiais diferentes com o de vidro violeta para compreender como é a incidência da luz em cada um:

No vidro verde, todas as luzes penetram no pote. No marrom ou âmbar, apenas a UVA não atinge o interior do pote, diferente do vidro preto em que somente a luz infravermelha ultrapassa as paredes e chega ao produto armazenado. Por fim, o gráfico do pote de vidro violeta mostra a representação do que foi descrito acima com a luz no espectro visível não conseguindo romper a barreira e entrar no pote.

Uso histórico dos potes de vidro violeta

Os potes de vidro violeta não chegam a ser novidade. Durante muitos anos foi comum comprar medicamentos nas farmácias que eram vendidos neste tipo de embalagem. Isso reforça sua qualidade para o armazenamento e preservação de produtos. Mas a história do vidro violeta vem de longe.

No Egito antigo já era apreciado justamente pela capacidade garantir a qualidade que era guardado nos recipientes deste tipo. Entre os itens armazenados e preservados em vidros violeta pelos egípcios estão essências valiosas e produtos naturais. Havia uma cultura de uso do vidro, por volta de 2.340 a.C., e o uso de potes cresceu à medida que começaram a ocorrer as trocas comerciais com outros povos da época.

Potes de vidro violeta à venda na Green Power

Graças à cultura vintage, o uso de potes de vidro violeta ganhou novamente espaço em diferentes segmentos. O motivo não é apenas estético, pelo design retrô, ou para ser “cool”. É também pelo interesse de poder armazenar produtos por muito mais tempo sem perder sua qualidade. Por isso, os potes de vidro violeta também estão à venda na Green Power para quem quer melhorar o processo de cura e o armazenamento de suas ervas. São três modelos à venda:

Pote de Vidro Violeta Apotecário Power Preserv

Com estilo vintage, este pote possui tampa com dupla construção em vidro que confere a mais perfeita vedação, em conjunto com espessas paredes de vidro violeta fabricado na Alemanha, são a combinação ideal para guardar suas melhores especiarias. Disponível em três tamanhos: 500 ml, 1 litro e 2 litros. Saiba mais na loja Green Power.

Pote de Vidro Violeta Power Preserve

Discreto e eficiente, este pote em vidro violeta também é fabricado na Alemanha e possui tampa plástica resistente e livre de BPA ou Bisfenol A, um composto usado na produção de plásticos e resinas e que pode ser nocivo à saúde. Disponível nos tamanhos 100ml (9,5 x 4,8 cm), 200ml (11,6 x 5,9 cm), 300ml (13,0 x 6,7 cm), 500ml (15,2 x 8 cm) e 1 litro (17 x 10cm). Saiba mais na loja Green Power.

Pote de Vidro Violeta Power Preserve – Conta-Gotas

Este é um frasco de vidro violeta de fabricação alemã, com tampa pipeta conta-gotas, capacidade total de 5mL, e que preserva o conteúdo por até 6 meses. Saiba mais na loja Green Power.

 

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

E-book: Faça o download gratuito.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search