O que fazer para deixar o pH ideal no solo do grow

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Conseguir o pH ideal é o objetivo dos growers. O controle do pH do solo sempre gera dúvidas entre os cultivados. Já respondemos se é normal o pH do solo baixar após a rega e agora respondemos outra pergunta sobre o assunto, enviada por um leitor e cliente da Green Power. Ele escreveu que faz o cultivo totalmente orgânico e os solos sempre ficam alcalinos. A pergunta enviada é a seguinte:

“Gostaria de saber como monto um solo para que o ph fique abaixo de 7?”

A resposta começa lembrando que o pH do solo é medido por uma escala que vai de 0 a 14, onde o 7 equivale ao neutro, enquanto abaixo é ácido e acima, alcalino. O índice do pH é muito importante para a nutrição vegetal porque os solos ácidos (índice inferior a 7) ou alcalinos (índice superior a 7) inibem a absorção dos nutrientes pelas plantas.

Sobre a dúvida do leitor, é bem difícil que um solo mantenha-se alcalino num cultivo totalmente orgânico. Afinal, é justamente a matéria orgânica uma das responsáveis por baixar o pH do solo. É necessário avaliar com mais detalhes quais são os componentes do solo ou substrato usado no cultivo do leitor. A princípio, a simples adição de matéria orgânica ao substrato já é suficiente para equilibrar o pH, ajudando a resolver a dúvida do leitor.

O papel da matéria orgânica

A matéria orgânica está naturalmente presente no solo e corresponde a um conjunto de restos animais e vegetais parcialmente decompostos e sintetizados, em contínua atividade de decomposição. É o resultado do metabolismo dos microrganismos (bactérias e fungos) presentes no solo.

No preparo de um solo rico para cultivo há a necessidade de incrementar a matéria orgânica. Isso deve ser feito porque é dali que vem os nutrientes básicos para as plantas, além dos que virão posteriormente a partir da adição de fertilizantes.

Uma forma simples e barata de preparar um bom solo ou substrato orgânico é adicionar a compostagem, que nada mais é do que a própria decomposição da matéria vegetal e animal a partir de restos de alimentos, cascas, folhas secas e outros. Após passar por um processo de decomposição esses restos viram um excelente adubo para as plantas. Além disso, atuam como uma espécie de mecanismo tampão para o solo, ou seja, é capaz de equilibrar o pH.

Uma sugestão de preparo para um substrato orgânico:

30% de Turfa

30% de Perlita (ou Fibra de coco, ou uma mistura de ambos)

20% de Vermiculita

20% de Humus (ou composto orgânico – resultante do processo de compostagem dos resíduos da cozinha, por exemplo)

1 Colher de Calcário dolomítico

3 Colheres de guano de coelhos

 


O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

Showing 8 comments
  • Katia

    Será q posso usar a pedra perlita para regular o PH do solo da orquídea sapatinho? ??

  • aline freitas

    obrigada

  • Célia Alves

    Quero fazer minhas flores florir antúrios rosas lírios hortência onze horas violeta mas n consigo fazer flori m ajude

  • Mateus

    Eu uso um substrato q é mistura de casca de pinus, vermiculita, turfa e compostagem organica. rego com agua de pH 6. Qdo meço o pH do solo obtenho o valor de 8,5, aproximadamente. Ja tentei vinagre, limao e cha de humus na rega. ja tentei regar com pH abaixo de 5 e nao obtive melhora. Qual seria o problema como eu resolvo? com tanta materia organica ja deveria ter baixado, nao?

    • Mateus

      Humm…Aplicavel na rega ou no solo? Existe algum q seja organico? E a materia organica, nao deveria baixar o pH como dito no texto?

    • Felipe

      Cara acho que é por causa da casca de pinus, ja tive esse problema e qdo percebi parei de usar e substitui pela fibra de coco

      • Mateus

        Saquei. O problema é ja vem misturada no substrato e esse é o unico substrato q consigo encontrar por aqui. Ele, supostamente viria com pH e EC balanceados…:(

    • admingreenblog

      Use o regulador de ph power down para reduzir amigo:

Start typing and press Enter to search