É normal o pH do solo baixar após a rega?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Um leitor do blog Green Power acessou o canal participativo O que fazer quando e encaminhou uma dúvida a respeito do pH do solo. Ele conta que já é cultivador há bastante tempo. E no momento em que compartilhou sua dúvida, estava com na terceira semana de flora. “Venho sempre dando a linha da advanced nutrients e regulando pH e EC (Condutividade Elétrica)”, conta o leitor. “Notei que algumas plantas estão se desenvolvendo mais que as outras, mesmo sendo todas da mesma linhagem”.

Ele conta que sempre ajusta um pH de 6.5. e EC de 1.5. “Simplesmente quando fui medir o solo antes de regar está com o pH de 5.9”, diz. O leitor diz que regou as plantas com um pH mais alto na tentativa de equilibrar o índice e também adicionou um pouco calcário. “Quando terminei a rega, no mesmo instante fui medir o pH do solo novamente e o índice baixou ainda mais, para 5.0”, diz.

Foi a partir desse resultado que surgiu a dúvida do nosso leitor:

Queria saber se é normal o pH do solo baixar depois da rega ou se estou fazendo algo errado? Se não for normal, como faço para regular o pH do solo e fazer minhas plantas absorverem mais os nutrientes na faixa de pH correta?

A Green Power responde:

A resposta para sua primeira dúvida é sim, o pH do solo pode baixar quando se rega as plantas com solução de fertilizantes. Um valor até 5,9, como você disse que atingiu, está dentro da normalidade. Mas no caso do índice ter baixado para 5,0, é necessário averiguar com mais atenção.

Uma situação que pode estar implicando nos valores obtidos na medição do pH é a própria forma como se faz a medição. Normalmente os medidores exclusivos para solo tendem a mostrar um valor aproximado do pH, podendo dar margens a erros na interpretação dos resultados. Além disso, o valor do pH tende a se alterar e estabilizar após algumas horas.

O valor de pH quando medido para meios líquidos, com medidores exclusivos para meios líquidos, tende a ser mais preciso. Assim, recomendamos continuar verificando o pH do seu solo, mas fazer também uma prova de teste utilizando outros métodos de medição. Mas se o solo é “sólido” como podemos transformá-lo em “líquido” e fazer essa medição de fato?  Para fazer a verificação você pode seguir o seguinte roteiro, que também está em nosso blog, neste post sobre uso de medidor de pH. Transcrevemos o passo a passo. Confira:

  1. Num recipiente limpo misturar uma parte de solo/substrato em duas partes de água destilada;
  2. Deixar a descansar por 24 horas, mexendo de vez em quando;
  3. Filtrar o líquido num coador de pano limpo ou filtro de café;
  4. Fazer a medição do pH do líquido resultante.

Quanto ao desenvolvimento das plantas não estar ocorrendo de forma uniforme, isso pode acontecer mesmo se as sementes forem de uma mesma linhagem ou strain. É importante destacar que, se estas sementes forem obtidas de plantas mãe diferentes, então elas podem carregar variações genéticas que, por sua vez, podem ser responsáveis por esse comportamento que você está observando, algumas plantas crescem mais que outras ou algo semelhante.

Sobre pH e medidor de pH, não deixe de ler:

O que fazer quando preciso usar o medidor de pH

pH e Condutividade elétrica: Saiba por que medir

Umidade: Dicas para controlar e evitar prejuízos ao cultivo indoor

6 conceitos que você precisa saber para iniciar o cultivo indoor

 

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

E-book: Faça o download gratuito.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search