O que esperar durante a fase de floração da planta

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Quando você opta por iniciar seu próprio cultivo, é preciso ter atenção e adotar boas práticas para evitar problemas. São sete fases que compõem a cronologia do grow, e cada uma delas demanda cuidados específicos. 

Uma das etapas mais delicadas ao longo do cultivo é a floração. É nesta fase que todo o seu trabalho vai aparecer, ocorrendo mudanças bem perceptíveis nas plantas. Mas o que esperar durante a fase de floração? Quais são os cuidados necessários neste período? 

Para que você possa compreender melhor essa etapa, reunimos dicas e recomendações para obter um cultivo saudável e de qualidade. 

Quais as principais mudanças durante a fase de floração?

O tempo de duração dessa fase será indicado de acordo com a variedade – as índicas levam de sete a nove semanas para completar o processo e as sativas de 10 a 14 semanas.

As três primeiras semanas costumam ser parecidas em todas as variedades, sendo esse o momento em que a planta começa a mostrar flores nas intersecções do caule – as chamadas “preflowers”. As diferenças entre variedades sativas, índicas ou híbridas será mais notada na forma da planta. 

O grower deve observar se a planta floresce nesse intervalo. Caso isso não aconteça pode significar que o fotoperíodo esteja em desacordo – existem variedades que pedem mais de 12 horas de escuridão para florescer com todo seu potencial. A variedade strains, por exemplo, são oriundas de diversos locais diferentes, com fotoperíodos variando drasticamente. Por isso, é essencial que você busque conhecer tudo sobre a variedade que está presente no seu cultivo.  

Além disso, é preciso seguir algumas boas práticas para preparar a planta para a fase de floração:

✔️ Realizar os direcionamentos ou podas necessários;

✔️ Adequar a altura das luzes usando dobraduras ou amarrações;

✔️ Colocar redes e estacas para sustentação;

✔️ A nutrição das plantas também deverá ser voltada para o período de floração: avalie se o substrato da fase vegetativa ainda é adequado, ou se a planta tem que ser transplantada para um vaso maior ou se deve ser usado um substrato mais indicado para floração. 

Principais cuidados que o grower deve ter durante a fase de floração

Para evitar problemas na fase de floração, é primordial que o grower realize alguns procedimentos para melhorar a floração das plantas

✔️ Examine as plantas pelo menos uma ou duas vezes por semana, verificando se existem pragas no cultivo. Fazer o combate correto e específico, e realizar a prevenção é essencial para obter um grow saudável.

✔️Os níveis de umidade devem ser baixos. Caso seja necessário, você deve adequá-lo conforme a necessidade da planta.

✔️ A temperatura deve oscilar entre entre 18 e 23ºC para que a produção de resina seja maior. 

✔️ Não permitir que luzes oriundas de fora penetrem durante o período escuro – isso poderá ocasionar hermafroditismo e produção descontrolada de sementes.

✔️ Manter a poda constante de flores que não são mais necessárias, principalmente, na parte inferior para que ocorra a penetração da luz. A técnica da “canela seca”, que consiste em podar os galhos mais baixos da planta para dar mais força aos de cima é uma forma de melhorar a produção.

✔️ Verificar qualquer sinal de deficiência ou excesso de fertilizantes através da coloração e forma das folhas e botões florais e, caso ocorra, poder corrigir a tempo.

✔️ Fazer o cálculo do período correto de floração para cada variedade. Dessa maneira, é possível realizar a colheita no tempo certo. 

✔️ Outro ponto importante é analisar se o seu grow é seguro e tem privacidade – isso deve ser feito antes das flores começarem a emitir odores fortes. Uma forma de prevenir essa situação é instalando filtros e exaustores. 

Além de todos os pontos abordados, é essencial que você goste de desempenhar essas tarefas. Dessa forma, será possível obter um cultivo de qualidade, dentro dos objetivos que você almejou lá no início.

Se você quiser saber mais sobre cultivo e conferir outras dicas da Green Power, é só acessar nosso blog. 

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search