Confira 5 métodos para realizar a extração de concentrados

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você sabe como fazer a extração de concentrados? Conheça os principais métodos e veja como retirar os princípios ativos da planta

A extração de concentrados torna-se uma opção cada vez mais interessante para os growers. Isso porque o processo consiste em retirar basicamente só os princípios ativos da planta, deixando de fora a matéria vegetal e diminuindo consideravelmente o volume a ser transportado ou consumido.

Quando falamos em concentrados podemos citar os mais variados tipos, como haxixe, keef, BHO-DAB e óleo, por exemplo. Além de contar com efeitos recreativos e medicinais distintos, cada um deles possui um método de extração diferente. 

Situações mais comuns em que é feita a extração

 A extração é indicada nas seguintes situações:

  • Casos em que o consumo deve ser reduzido, sem perder a potência;
  • Culinária;
  • Transporte (menor volume);
  • Potencializar o consumo;
  • Fazer remédios à base de canabinóides puros;
  • Para obter uma experiência única de sabores e odores superconcentrados.

Você não precisa necessariamente se enquadrar em uma das ocasiões acima para fazer a extração. Alguns growers optam por fazer o procedimento por pura curiosidade, para conhecer e entender mais sobre os métodos.

Principais métodos para extração de concentrados

Podemos elencar cinco procedimentos que são utilizados com mais frequência pelos growers na hora de extrair os concentrados da planta:

1. Para extrair “charas” – esse é o método de extração mais antigo. Ele consiste em esfregar as palmas das mãos nas flores resinadas com a planta ainda viva. Após fazer isso, a resina ficará grudada na sua mão, que deve ser esfregada com os dedos para soltar o produto. O resultado é uma massa de resina pura e muito potente!

2. Para extrair kief – serão usados gelo seco e sacos de extração (bubble bags) para retirar o kief. Você pode misturar com as flores secas e chacoalhar que os tricomas secos (keef) irão se separar da matéria vegetal. No final, será formado um pó dourado que pode, ou não, ser prensado.

3. Para extrair haxixe – usar os sacos de extração com água e gelo e bater junto com as flores secas. Depois, é só ir peneirando cada saco, tirando um de dentro do outro na ordem e coletar o material que está misturado com a resina. Você vai obter uma massa pegajosa com cerca de 20% do volume inicial.

4. Para extrair BHO-DAB – coloque o material seco num tubo de vidro, que tenha um furo pequeno em uma ponta e tela de metal na outra. Encha o tubo com gás butano através do furo para diluir os princípios ativos – irá sair um líquido amarelo pela tela. Deixe evaporar todo o gás butano, e você terá acesso à resina pura, algo semelhante a um mel grosso ou bala puxa-puxa. 

5. Para extrair óleo mistura-se a matéria seca com o solvente específico, que irá evaporar lentamente até sobrar apenas o resíduo oleoso. Esse composto contém resina e clorofila – a extração da clorofila vai depender do tipo de solvente utilizado. 

Equipamentos necessários para extração

Para que você possa realizar a extração, é necessário contar com alguns materiais, como:

Sacos de extração:  pode ser usados de várias formas e em diferentes quantidades, tudo vai depender do seu objetivo;

Tubos de extração em diversos tamanhos para extrair BHO;

Prensas de Kief para reduzir ainda mais em tamanho o resultado da extração com gelo seco;

Recipientes, pinças e tapetes de silicone para acomodar e manejar os produtos extraídos;

Cachimbos, bongs e outros aparatos para realizar o consumo dos extratos.

Dica do grower: Muitos produtos que são vendidos como sendo oriundos de extração podem conter substâncias ruins, inseridas somente para aumentar o volume para venda. Por isso, nossa dica é: faça sua própria extração! Você pode, inclusive, melhorar a qualidade do prensado comum se extrair o que interessa. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre extração? Recomendamos a leitura do livro Beyond buds marijuana extracts, de Ed Rosenthal. O livro, que traz mais informações sobre o assunto, está disponível em nossa loja. Confere lá!

Start typing and press Enter to search