Como melhorar o uso do medidor de pH ajuda no desenvolvimento da planta

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O uso do medidor de pH é tema frequente no blog da Green Power. É um item importante na rotina do dono do cultivo e quanto mais informações acumular sobre o assunto, melhor será o resultado prático no desenvolvimento da planta. Por isso, como nunca é demais aprimorar o uso do medidor de pH, reunimos abaixo dicas focadas no cultivador, especialmente aquele que está começando o cultivo e a lidar com aparelhos como os medidores.

Quando o uso do medidor de pH pode ser decisivo no desenvolvimento da planta

Fato: A regulação do pH do solo é essencial para o bom desenvolvimento da planta por causa da decorrência da disponibilidade e absorção dos nutrientes. É basicamente por isso que se faz necessário o uso do medidor de pH para acompanhamento da qualidade do solo.

Os primeiros estágios de crescimento da planta, tanto neste caso, são os que exigem mais atenção e é onde o uso do medidor de pH pode ser decisivo. No pós-germinação e no início da fase vegetativa, as raízes estão se desenvolvendo mais e, portanto, necessitam de um substrato propício para que possam absorver os nutrientes disponibilizados.

Cometer erros sobre os fatores limitantes, inclusive em relação ao pH, é comum por muitas vezes ser o primeiro contato de um cultivador inexperiente com a dinâmica de plantio. É justamente nessa fase que os erros podem causar danos mais graves. O uso do medidor de pH, tanto para solo quanto para soluções aquosas, auxilia a mitigar estes problemas.

Além do período inicial, a floração é outro ponto crítico em relação ao uso do medidor de pH. Nesse estágio, há novamente uma necessidade enorme das plantas absorverem bem os nutrientes que estão sendo oferecidos. O medidor de pH é um grande aliado nessa hora.

Para melhorar o uso do medidor de pH

A maior dificuldade no começo do uso do medidor é a calibração, que pode parecer um pouco confusa principalmente para quem não é um grande fã da química. Alguns medidores já vêm com um certificado de calibração e também há alguns laboratórios (em instituições de ensino e pesquisa) que podem fazer a calibração gratuitamente, se necessário.

Durante o uso, o medidor deve ser calibrado com as “soluções padrão de pH” que normalmente acompanham o aparelho. Todas as instruções de como fazê-lo podem ser encontradas no manual. Nesta situação, é ideal que para a calibração sejam escolhidas duas soluções:

– Uma solução neutra com pH próximo a 7,0; e

– Uma solução com um pH próximo àquele que se espera das amostras.

Quanto a melhorar o uso do medidor, não há mistério. A dica é ler com atenção o manual e seguir as instruções do fabricante. Lembre-se que você possui um ótimo parceiro de cultivo e, portanto, faça uso dele mesmo que isso envolva uma rotina maior pois o resultado final será muito positivo.

Aprenda mais sobre o uso do medidor de pH no blog da Green Power:

O que fazer quando preciso usar o medidor de pH

Aprenda a melhorar o pH em cultivos orgânicos

5 dicas para evitar problemas no controle do pH

Ainda não usa medidor de pH?

E para o cultivador que ainda não possui ou não utiliza um medidor de pH, o recado é direto: é um equipamento e uma tarefa imprescindível para um grow saudável e produtivo. Existem outras maneiras de medir o pH até com medidores caseiros, mas nenhum método tem precisão na geração de dados tão necessários para um desenvolvimento mais produtivo do cultivo. Por isso é recomendado a compra e uso de medidores de pH. Na growshop da Green Power você encontra diferentes modelos e preços. Confira.

Start typing and press Enter to search