Saiba quais são os tipos de medidores que fazem a diferença no cultivo indoor

 Em Dicas de Cultivo

Há quatro principais fatores que são de essencial controle no cultivo indoor: pH do solo ou de solução de rega, EC (condutividade elétrica de água), luz e temperatura. E para fazer com que esses elementos funcionem corretamente, o que resulta em um cultivo mais eficiente, utilizamos medidores. Confira aqui as funções desses acessórios e saiba como eles podem colaborar para grows mais saudáveis.

pH

A regulagem do pH do solo por meio da rega com soluções adequadas é importante para o bom desenvolvimento da plantação em decorrência da relação do pH com a disponibilidade de absorção dos nutrientes. Para cultivos em solo, o ponto ótimo é ácido, mas não muito. Deve variar entre 5,8-6,5 enquanto que para os hidropônicos, o ideal é que oscile entre 5,6-6,3.

Os primeiros estágios de crescimento da planta exigem bastante cuidado. É aí que o uso de medidores pode ser decisivo. Entretanto, tanto no período pós-germinação quanto no início da fase vegetativa, as raízes estão se desenvolvendo mais e também necessitam de um substrato propício para que possam absorver os nutrientes. A floração sempre é um ponto crítico pois nesse estágio há novamente uma necessidade enorme das plantas absorverem bem os nutrientes utilizando energia para a reprodução, quando formam as flores. Neste caso, o medidor de pH é novamente um grande aliado para manter o crescimento e evitar estresses provocados por alterações no substrato.

Para além da nutrição, é graças ao Ph equilibrado que gases como Oxigênio e Gás Carbônico conseguem se manter na água em concentrações propícias. A manutenção correta desses gases no ar também é influenciada pela temperatura. Cometer erros sobre os fatores limitantes, inclusive em relação ao pH, é comum. Por isso, os cultivadores devem ficar em alerta. O uso do medidor de pH, tanto para solo quanto para soluções aquosas, auxilia a mitigar estes problemas.

 

EC (condutividade elétrica de água)

Na água da rega se adiciona os nutrientes necessários para as plantas e é nessa mistura que ocorre a dissolução de íons provenientes desses elementos. No caso dos cultivos hidropônicos, a água por si só já é o substrato que a planta utiliza para se nutrir. Com a adição dos íons, e graças as suas cargas elétricas, a condutividade elétrica da água aumenta. É importante utilizar um medidor de EC para saber exatamente quantos nutrientes estão disponíveis na água que irá regar as plantas. O valor de EC mais utilizado como padrão em cultivo indoor é entre 1,0 e 2,0 mS/cm.

Medir a quantidade exata de nutrientes que serão adicionados é muito mais difícil sem os equipamentos de medição, como balanças, pipetas e etc. Mas, mesmo com esses equipamentos, ainda é possível que a dose de nutrientes recomendada no rótulo do produto seja muito baixa para suas plantas, de maneira que seria possível aumentar essa dosagem e assim obter melhores resultados no cultivo. Além disso, as alterações na condutividade elétrica interferem em todo o metabolismo da planta. Usando um medidor de EC juntamente com um medidor de pH é possível medir precisamente todos os recursos que você está oferecendo às plantas sem causar overfert e evitando as deficiências nutricionais.

Luz

quantidade de luz que as plantas recebem influencia diretamente no desenvolvimento pois a luz é um fator limitante imprescindível para a realização da fotossíntese. A questão é que existem algumas variáveis que implicam nas condições de iluminação que vão muito além no número de lâmpadas. Em geral são necessários no mínimo 30 Watts por pé quadrado (1 pé = 30cm), mas a potência ideal deve ficar entre 40-80w.

Além disso, existem os Lúmens, unidade padrão de medidas para definir o fluxo luminoso de uma lâmpada. A relação entre Lúmens e Watts determina o chamado rendimento luminoso expresso pela unidade lm/W. Essa medida representa quantos Lúmens são produzidos a cada Watt de energia consumida. Quanto maior este valor, mais vantajosa a lâmpada (na conta de luz e no impacto na produção). Se esse dado não constar na embalagem, basta fazer essa divisão (Lúmens/Watts).

Os medidores de iluminação no geral disponibilizam informações acerca do rendimento luminoso, quantidade de Watts recebida e alguns a classificação dentro do espectro de luz. Esses dados possibilitam que o cultivador saiba quando e quais fatores alterar no grow, além de oferecer melhor compreensão sobre qual tipo de luz está sendo absorvido. Esses pequenos detalhes interferem muito no desenvolvimento e na mudança de estágio das plantas.

 

Temperatura

Independente do tipo de espécie e das condições de crescimento natural das plantas, quando cultivadas indoor, a temperatura deve ser mantida sob vigilância para um bom cultivo. Além de influenciar nos processo de respiração e transpiração das plantas, a desregulação da temperatura debilita a imunidade, deixando a planta mais suscetível a ataques de pragas, tanto em situações de muito frio ou de mais calor. Como já era de se imaginar, a temperatura do ambiente também influencia na capacidade de absorção dos nutrientes.

Os estágios diferentes de desenvolvimento implicam em diferentes temperaturas ótimas para o cultivo. Durante a germinação, o grow deve estar entre 21-25Cº, na fase vegetativa entre 20-27Cº e na floração entre 20-29Cº. Para a clonagem, o ideal é manter a temperatura entre 24-28Cº.

A variação térmica também se relaciona com outros fatores limitantes, a exemplo da EC. A cada 1Cº de aumento de temperatura, a condutividade elétrica aumenta em 2%.

Por isso, é importante que o controle seja realizado de maneira contínua e atenta. Para se obter dados corretos deve-se utilizar um termômetro para ambiente. Parece um instrumento simples e até supérfluo, mas os termômetros diminuem – e muito – os possíveis problemas a serem enfrentados durante o cultivo. Outros equipamentos acessórios como ventiladores, desumidificadores, coolers também contribuem para essa tarefa.

 

Problemas evitados com o uso de medidores

De longe, o maior dos problemas evitado com a utilização dos medidores são os erros nutricionais, tanto carências quanto excessos. Todos os fatores indicados aqui têm relação direta com a disponibilidade e a absorção dos nutrientes. Conforme já relatamos em diversos outros textos, os erros na nutrição são comuns, mas passíveis de serem extremamente graves, e, dependendo da situação, podem levar todo um grow à morte em poucos dias.

Além disso, os medidores citados aqui evitam todos os problemas relacionados aos fatores que medem, ou seja, mitigam erros de desnaturação de proteínas, toxicidade de elementos químicos e etc.

 

Medidores mais bem recomendados no mercado atualmente?

Uma boa opção do ponto de vista financeiro e logístico é adquirir medidores com mais de uma função. Um medidor de pH, umidade e luminosidade para solo, mesmo que analógico, é o instrumento ideal para medir mais de um fator de uma só vez. É auto-alimentado e não utiliza nenhum tipo de bateria.

Se for possível investir, as opções digitais oferecem mais comodidade e são ainda mais simples de utilizar. Além disso, possibilitam medir mais fatores importantes, como a temperatura.

Os kits são opções completas já que é possível adquirir ao mesmo tempo e por um valor menor medidores de pH, condutividade elétrica e termo higrômetro (para temperatura e umidade).

Se a necessidade é de um fator específico, há opções mais simples, mas que cumprem muito bem a função. Geralmente não vale a pena adquirir somente um termômetro de parede pois será necessário também saber a temperatura do solo, que está diretamente associada à umidade. Sendo assim, é interessante utilizar um termo-higrômetro, instrumento que lê os dois fatores. Opções com relógio auxiliam no controle do fotoperíodo. Medidores de EC, analógicos ou digitais, são bem fáceis de encontrar em diferentes versões.

Para medição do meio de cultivo hidropônico (água) ou das soluções de rega será necessário medidores para líquidos em vez de para solo. As fitinhas medidoras de pH podem até parecer uma boa alternativa, mas na verdade são bem caras e descartáveis, por isso se o objetivo é a continuidade do cultivo, vale investir em um medidor melhor e durável.

Start typing and press Enter to search