Como manter a temperatura adequada em regiões mais frias e úmidas

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Um leitor de uma cidade localizada no interior de Santa Catarina, enviou mensagem via O que fazer quando com uma dúvida relacionada à temperatura adequada do cultivo indoor. Ele é um cultivador iniciante e mora numa cidade que costuma ter um clima frio e úmido. A pergunta dele é a seguinte:

Qual o melhor método para manter uma temperatura adequada para a planta se a região e época do ano estiverem frias e úmidas?

Junto com a pergunta, o leitor diz também que não pretende investir em lâmpadas de vapor. Neste caso, dependendo das temperaturas principalmente nos meses de inverno, ele poderá encontrar alguma dificuldade em manter a temperatura no grow, porque a recomendação neste caso seria investir justamente neste tipo de lâmpada, já que elas ajudam a manter temperatura e calor em melhores condições. Para um iniciante, a decisão de não usar as lâmpadas de vapor é até compreensível em função do impacto na conta de energia elétrica e necessidade de instalação por alguém habilitado.

Como já escrevemos no blog da Green Power, a iluminação gerada por lâmpadas de vapor atendem as necessidades das plantas e melhor ainda se forem instaladas em cultivos em regiões de clima úmido e frio, já que o calor gerado ajuda a manter um ambiente mais propício para as plantas. Já em regiões de clima quente e seco, usar lâmpadas de vapor requer instalação de sistemas de resfriamento, como explicado no item sobre geração de calor. Por isso, avalie o clima na sua cidade antes de decidir pelas lâmpadas de vapor.

Não optando pelas lâmpadas de vapor, uma alternativa seria fazer um teste com painéis LED ou lâmpadas fluorescentes. Esta seria a ação recomendada, sendo importante destacar que:

– Os painéis de LED não se aplicam somente em cultivos localizados em regiões de clima quente e úmido.

– As lâmpadas fluorescentes geram um pouco de calor e ajudariam a manter a temperatura e baixar a umidade.

Mesmo no frio do inverno da região Sul do Brasil, dificilmente a temperatura interna do ambiente cairia a menos de 15° C, e uma lâmpada fluorescente ajudaria a elevar isso um pouco mais. Considerando que as plantas estarão em uma estufa fechada, fica muito mais provável que a temperatura estabilizaria para oferecer condições adequadas às plantas. Ou em casos extremos, com frio mais intenso e umidade alta demais o leitor poderia também investir em um aquecedor, mas isso dependeria de cada caso, de acordo com condições climáticas e o espaço onde o cultivo está instalado.

Quer saber mais sobre iluminação? Faça o checklist preparado pela Green Power.

 

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

Guia Boas práticas Cultivo Indoor: O que fazer para ter plantas bem desenvolvidas

cultivo indoor

E-book: Faça o download gratuito.

 

Start typing and press Enter to search