Como comprar a iluminação certa para o grow

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você sabe quais os critérios principais para decidir pela compra de um painel de LED para o seu cultivo? Sabe como comprar a iluminação certa para o grow? As dimensões do espaço e a quantidade de plantas são importantes de serem observadas na hora de decidir pelo tipo e potência da iluminação necessário para o bom desenvolvimento da planta. Além disso, outro critério é saber a quantidade de luz que efetivamente será útil para as plantas. Essa número é expresso através do conceito de radiação fotossinteticamente ativa (PAR), como já abordamos  aqui no blog.

Tecnicamente, o PAR é a luz que as plantas, de fato, absorvem para realizar a fotossíntese e, por consequência, crescer e se desenvolver e precisa ser levado em consideração quando se analisa a iluminação certa para o grow. Algumas pessoas pensam que o PAR é uma medida de toda a luz que vem de uma fonte de luminosa (lâmpada de vapor e painel LED), mas não é o caso. PAR é a quantidade de luz que é utilizável para plantas, aqueles comprimentos de onda que serão usados para a fotossíntese.

A quantidade de PAR pode ser medida em qualquer tipo de fonte luminosa, lâmpadas de vapor, LEDs, lâmpadas fluorescentes e o próprio Sol. No entanto, os painéis LED são mais promissores nesse sentido, uma vez que são especificamente fabricados para emitir luz justamente nos determinados comprimentos de onda que a planta irá absorver, elevando a medição do PAR para atender às necessidades das plantas.

Portanto, os critérios para escolher um painel LED realmente eficiente e que seja a iluminação certa para o grow estão relacionados com a avaliação do espaço (área em metros quadrados) que será iluminado. Também leve em consideração a quantidade de plantas e as características do LED em relação à emissão de luz fotossinteticamente ativa. Ou seja, quanta luz PAR o painel é capaz de emitir para uma determinada área.

Leitor pergunta sobre iluminação certa para o grow

Um leitor da Green Power escreveu mensagem dizendo que está querendo adquirir um painel de LED para o grow, que possui 1,35m de largura, 1,35m de comprimento por 1,80m de altura. Ele pretende cultivar 8 plantas e quer saber qual painel de LED atenderia esta necessidade e se é a iluminação certa para o grow.

Vejamos o exemplo:

Ele quer iluminar um espaço que tem 1,35 x 1,35 m, ou seja, uma área de aproximadamente 1,8m2 (1,35m x 1,35m = 1,82 m2). Observemos o gráfico ilustrativo do painel LED 600W Full Spectrum que segue ao final do texto. Quando pendurado a uma altura de 50cm das plantas esse modelo de painel é capaz de emitir aproximadamente 1850 umol de luz PAR por metro quadrado, e cobre uma área aproximada de 1,58m2.

Então, ligando um painel 600W no seu grow o leitor conseguiria iluminar boa parte da sua área total de 1,8m2.

Mas a luz desse modelo de painel seria suficiente para as oito plantas que ele pretende cultivar? Para isso, há que se considerar outras duas questões:

  • A quantidade de luz PAR que atinge o centro do grow, diretamente abaixo da fonte luminosa, é maior do que a quantidade de luz PAR que atinge as áreas laterais. Observando a imagem abaixo, que ilustra a área iluminada de um grow, percebe-se que uma planta posicionada no centro do grow (região em vermelho) receberia cerca de 1.181 PAR. Já as plantas posicionadas nos cantos receberiam apenas cerca de 250 PAR.

iluminação para o grow

 

  • Afinal, de quanta luz PAR uma planta necessita?

Entre 200-400 PAR: Quantia para mudas, clones e plantas-mãe;
Entre 400-600 PAR: Para ciclos vegetativos e crescimento;
Entre 600-900 PAR: Para o estágio de floração, frutificação ou brotamento das plantas.

Considerando que o painel LED Full Spectrum 600W emite cerca de 1850 PAR em uma área de um metro quadrado, isso seria suficiente para cerca de 4 plantas, que poderiam ser bem acomodadas nesse espaço. Para mais 4 plantas, a sugestão seria utilizar um segundo painel no mesmo grow, já que as plantas posicionadas nas laterais receberiam menor quantidade de luz PAR.

Começar o grow com um LED compensa em termos de economia de energia elétrica e facilidade de instalação. Se o cultivador ficar bem atento e fizer os cálculos sobre a quantidade de PAR x número de plantas em crescimento poderá obter excelentes resultados, lembrando sempre de garantir que cada planta receba em torno de 500 PAR na fase de crescimento, por exemplo.

Opções de painel de LED à venda na Green Power

Observe abaixo os gráficos ilustrativos que mostram a quantidade de luz PAR emitida por cada modelo de painel à venda na Green Power. Observe também que, à medida que aumenta a altura do painel em relação às plantas, diminui a quantidade de luz PAR que as atinge e aumenta a área efetivamente iluminada. Ou seja, quanto mais próximo das plantas o painel estiver maior será a quantia de luz útil que elas receberão, mas menos plantas poderão ser cultivadas. Quanto mais longe das plantas o painel estiver, menor será a quantidade de luz útil que elas receberão, no entanto, mais plantas poderão ser cultivadas. O segredo está em fazer as contas e encontrar um ponto de equilíbrio.

Painel LED UFO 150W – Full Spectrum

Painel LED PANEL 600W – Full Spectrum

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search