A importância dos fertilizantes para o cultivo

 Em Dicas de Cultivo

Linha líquida da TOP CROP apresenta diversos tipos de adubos organominerais

A fertilização é um processo relevante no cultivo indoor. No nosso ebook sobre o assunto demos dicas de quando iniciar a fertilização e como saber a quantidade certa de fertilizantes. Hoje vamos tratar especificamente de uma linha de fertilizantes líquidos de alta qualidade e desempenho, a TOP CROP. A empresa desenvolve diversos tipos de adubos organominerais e, neste texto, você poderá encontrar a especificidade de uso de cada um e dicas para interpretar a tabela de fertilização.

Para raízes:

DEEPER UNDERGROUND

Este fertilizante foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento e a força do sistema radicular. É um excelente protetor de danos quando as raízes são expostas a baixas temperaturas e ao estresse causado pelo transplante. O produto também é capaz também de revitalizar raízes que foram danificadas e melhorar a aeração do solo bem como a capacidade das raízes em reter e absorver água e nutrientes. É muito vantajoso em situações que precisam ser solucionada rapidamente pois possui fácil absorção e consequente ação quase imediata. 

Diluição: diluir de 1-2mL/1,5mL de água.

Aplicação: aplicar nas primeiras semanas do crescimento e durante cerca de uma semana após quaisquer transplantes. 

Fase vegetativa

TOP VEG 

O produto Top Veg é um fertilizante líquido completo, rico em ácidos húmicos, fúlvicos e também macro e micronutrientes solúveis em água. Além de promover o crescimento vegetativo, reforça a imunidade da plantas contra pragas e outros estresses que as afetam. É excelente para regular o pH do solo, bem como aumentar sua capacidade de retenção de água e fertilizantes. Também aumenta a produção de clorofila, que resulta em maior eficácia fotossintética das plantas. 

Diluição: 2-4mL/L de água 

Aplicação: aplicar no solo, de uma a duas vezes por semana durante o estágio de crescimento.

 

GREEN EXPLOSION

Como o próprio nome remete, o intuito desse fertilizante é proporcionar uma “explosão verde”, ou seja, estimular o crescimento vegetal promovendo a multiplicação celular que, por consequência, se traduz em considerável aumento da massa vegetal, inclusive do sistema radicular. Assim, também ocorre o crescimento das quantidades de clorofila, o que proporciona mais efetividade na fotossíntese. Quando utilizado é possível observar o surgimento de muitos novos brotos (cerca de 30% a mais do que as plantas que não recebem o estimulante), o que significa mais flores. Por contribuir com o aumento da produção celular, o Green Explosion é um fertilizante que auxilia na recuperação das plantas afetadas por estresses provocados por pragas ou até mesmo por temperaturas excessivas. 

Diluição: 2mL/L de água

Aplicação: pulverização foliar e irrigação. Aplicar a cada três semanas durante a fase vegetativa (de crescimento).

Floração

TOP MAGIC BLOOM

Imagem relacionadaUm dos fertilizantes linha de frente da TOP CROP é o estimulador de floração. O produto induz a planta a florir quase imediatamente após a aplicação por ter fácil absorção. Possui alto teor de Fósforo e Potássio, substâncias que promovem a formação de grandes e densos aglomerados florais. A base desse fertilizante é o ácido húmico proveniente da Leonardita, produzido a partir da biodegradação da matéria orgânica e presente em altas concentrações no solo, turfa e no carvão. Não é recomendado o uso em hidroponia e aeroponia, pois alguns de seus ingredientes podem danificar os sistemas de irrigação. 

Diluição: 2-3mL/1L de água. Comece com 2mL e depois aumente progressivamente nas próximas aplicações. Ajustar o pH para 6,7.

Aplicação: aplicar no solo de uma a duas vezes por semana, durante o período de floração.

 

BIG ONE

Este também é um fertilizante estimulador da floração, mas, para além de ser utilizado para induzir a planta a florir, ele garante uma floração melhor, com flores maiores e mais robustas. É produzido a base de extrato da Ascophyllum nodosum, uma alga parda que estimula a produção hormonal da planta e contribui com a absorção e a translocação dos nutrientes do solo, além de auxiliar na retenção de umidade e promover a atividade de microorganismos benéficos. Pode aumentar em até 40% o volume das plantas e em até 30% a produção de resinas e compostos ativos. 

Diluição: 2mL/L de água.

Aplicação: pulverização foliar e irrigação 10 dias antes do início da floração. Continuar aplicando mais 2x a cada 10 dias. 

 

TOP CANDY

Esse tipo de fertilizante foi desenvolvido para aumentar principalmente o peso e o volume das flores. Sendo a base de extratos naturais de plantas, é rico em hidratos de carbono, principal fonte de energia de todos os seres vivos. 100% natural e orgânico, o TOP CANDY possui todos os seus compostos certificados como adequados para a utilização na agricultura biológica de acordo com os padrões europeus. Sua aplicação é permitida até o último dia antes da colheita. Pela composição, também contribui para uma melhora no sabor e aroma das flores. 

Diluição: 2ml/L de água. 

Aplicação: a partir da 3ª – 4ª semana de floração, conjuntamente com os outros fertilizantes desse período. 

 

A TABELA DE FERTILIZAÇÃO

As tabelas de fertilização são elaboradas pelos fabricantes de linhas de produtos específicos para auxiliar o orientar o cultivador quanto a aplicações, concentrações e usos gerais dos fertilizantes. É importante entender que cada linha segue sua tabela específica, baseada nos componentes e na dinâmica de aplicação dos produtos. Assim como qualquer outra tabela, a da TOP CROP contém informações imprescindíveis para a utilização correta dos produtos e cumpre o papel de orientação. Nada é absoluto e diferentes variedades de plantas exigem diversas adaptações, mas é um bom material de consulta básica. A tabela TOP CROP também é de fácil entendimento para nós, brasileiros, pois é toda em espanhol. Como a distribuição dos produtos é para os países Brasil, Espanha, Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai , as unidades de medidas são as que utilizamos aqui.

Na parte superior da tabela constam três informações que se  complementam: as fases do cultivo (divididas em enraizamento, crescimento e floração), as semanas equivalentes a estas fases (de 1 a 13) e as horas de luz indicadas para cada período (entre 18h e 12h). Os níveis, listados em sequência correlacionam a quantidade de fertilizantes com a experiência e tipo de cultivo. Podemos observar que para principiantes é recomendado o uso de apenas um tipo de fertilizante para cada fase do cultivo, enquanto que os níveis médio e profissional aumentam gradativamente a utilização dos produtos em combinação, ou seja, utilizando-se mais de um tipo para cada etapa. Pode parecer simples, mas a fertilização é um processo delicado e para que se possa utilizar vários produtos num mesmo período, o cultivador deve ter experiência. Por cores e nomes, cada tipo possui uma barra de atuação que indica exatamente quando utilizar cada fertilizante baseado naquelas três primeiras referências de estágio de cultivo.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search