Exaustão e ventilação: o que você precisa saber para que funcionem perfeitamente no seu grow

 Em Dicas de Cultivo

Reproduzir a mímica da natureza no ambiente interno controlado é a principal função da exaustão e da ventilação em um grow indoor. A exaustão renova o ar dentro do ambiente enquanto a ventilação faz com que mais ar entre em contato com as folhas, promovendo maior absorção de gás carbônico.

Exaustão e ventilação atuando juntos

Para que funcionem perfeitamente, exaustores devem ser colocados tanto na entrada como na saída da estufa para que o ar circule intensamente dentro dela. Alguns cultivos utilizam quantidades diferentes de exaustores na entrada e outros mais potentes na saída, estes acoplados a sistemas de filtragem para retenção de odores. Mas o processo funciona somente com um exaustor de saída e a entrada sendo feita de forma passiva.

Já os ventiladores precisam ser instalados de forma que não movimentem demais as plantas evitando que elas dobrem ou quebrem com muito vento direcionado. O ideal é colocar a ventilação de cima para baixo atingindo mais as copas das plantas, onde estão as folhas e flores, que devem ser mais ventiladas.

Também é importante promover ventilação na parte inferior das plantas caso as copas sejam muito densas. Assim, a parte debaixo das plantas seria mais ventilada, o que levaria mais ar para as mesmas. Ventiladores funcionam melhor se colocados na função oscilante, pois abrangem uma área maior do grow.

Ambos equipamentos devem funcionar continuamente 24 horas por dia. Na natureza, as luzes se desligam, porém o ar não. O vento contínuo é essencial para a boa saúde das plantas e a renovação do ar é um elemento importantíssimo no cultivo indoor.

Para exercerem um bom funcionamento, estes equipamentos devem estar de acordo com o tamanho do ambiente. Se for uma tenda pequena, os exaustores devem ser menos potentes e os ventiladores devem ser pequenos. Caso seja um ambiente grande, o uso de mais exaustores e com mais potência deve ser adotado, assim como a possibilidade de mais de um ventilador maior.

Já nos nos exaustores há uma graduação de metros cúbicos por hora que são capazes de exaurir, portanto é necessário conhecer bem as medidas do ambiente para fazer com que a vazão de ar seja adequada.

É de suma importância manter exaustores e ventiladores em perfeito funcionamento, pois caso as vazões não estejam de acordo com as medidas, os problemas no cultivo podem variar desde doenças como fungos e pragas até o murchar das plantas por falta de respiração suficiente.

Os ventiladores também se tornam um problema quando são potentes demais para o espaço ou quando o vento produzido é direcionado diretamente para as plantas, o que pode ocasionar a derrubada de plantas inteiras.

Dica do grower: caso o ventilador seja potente demais, coloque-o virado para a parede do grow, oscilando de um lado para o outro. Isso faz o ar circular bem, sem estar diretamente sobre as plantas.

Showing 2 comments
  • André

    Comprei uma estufa de 70×70×160 qual a graduação de m3 ideal para a minha estufa?

Start typing and press Enter to search