O que fazer quando cultivadores têm dúvidas sobre cultivo? Green Power responde!

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power, O que fazer quando

Você tem dúvidas sobre cultivo indoor? Enfrenta dificuldades na execução de tarefas essenciais para o desenvolvimento das plantas? Ou observa problemas que não sabe como resolver? Faça como muitos leitores e clientes da Green Power: na dúvida, pergunte utilizando nosso canal de participação O que fazer quando.

Você acessa o canal, envie seu questionamento. A equipe da Green Power analisa, prepara e publica a resposta aqui no blog, sempre procurando acrescentar informações úteis e que pode de fato ajudar o cultivador a superar sua dificuldade. Veja, por exemplo, as três perguntas que recebemos e que tratam sobre diferentes aspectos da rotina de um cultivo.

Confira e em caso de dúvidas sobre cultivo, participe e compartilhe via O que fazer quando.

Green Power reponde dúvidas sobre cultivo

Coloquei as plantas no grow com dois meses. Logo após, as folhas começaram a amarelar e encolher para cima e as plantas estão raquíticas. Como resolvo esse problema?

Green Power responde: Folhas amareladas são sintomas de diversos problemas relacionado a rotina do grow principalmente o excesso de água e luz. Já o efeito de encolher para cima, como se estivesse enrolando, é um indicativo de deficiência de Magnésio. Já se as folhas enrugam (principalmente as jovens), isso pode ser sinal de falta de outros nutrientes, como Potássio, Zinco, Boro e Molibdênio.

Preste atenção para saber qual é exatamente o sintoma da sua planta e reorganize sua rotina. Ou supra seu grow com os nutrientes suficientes. As plantas devem ser cultivadas em um ciclo úmido-seco sem muita ou pouca água, sob um regime de 18h/22h de luz, em média, na fase vegetativa, e 12h/12h no período de floração. Quanto aos elementos deficientes, todos podem ser encontrados em compostos ou fertilizantes para o substrato e que podem ser comprados separadamente na growshop Green Power.

Se as plantas já estão afetadas pelo problema ao ponto de parecerem “raquíticas”m como descrito na dúvida enviada, é recomendado iniciar o tratamento o quanto antes. A planta pode demorar até apresentar a melhoria esperada, mas os resultados dos tratamentos podem ser percebidos. Caso você realize alguma medida de recuperação e não haja uma resposta das plantas em cerca de duas ou três semanas no máximo, será necessário reiniciar o tratamento partindo de em outro problema-base.

Meus antúrios estão clareando as flores e as folhas ficam escuras e vão furando. O que fazer para faço para corrigir isso?

Green Power responde:  A falta de cor nos antúrios normalmente representa um problema nutricional, como em quase todas as plantas. Por se tratar de um gênero bem específico é difícil saber qual exatamente é a deficiência apresentada. Importante estar atento a estes “furos” nas folhas, que costumam estar associados a presença de alguns pulgões e ácaros que se alimentam desse tecido. Nestes casos é necessário o uso de inseticidas, mas prefira os biológicos (quando se controla uma espécie que causa mal a planta com outra espécie que se alimenta desta mas sem danificar o antúrio) ou até mesmo infusões de alho e cebola que são bem populares para este tipo de tratamento.

Estou iniciando meu cultivo e as minhas plantas estão começando a florescer. Das seis plantas, cinco já estão com pequenas flores e uma está atrasada. A minha dúvida é: ligo a luz bloom e desligo a VEG? Ou fico com as duas ligadas?

Green Power responde: Essa é uma decisão bastante pessoal, mas nossa sugestão é ligar a luz bloom por uma questão de risco x benefício. Considerando que apenas uma das seis plantas está atrasada, é uma decisão mais sensata favorecer as cinco que já estão começando a florescer. Afinal, se algo de ruim for para acontecer, mais vale investir seu tempo e cuidados naquelas que com certeza darão flores do que acabar prejudicando-as ou diminuindo muito a produtividade total do grow por causa de uma planta que está atrasada.

Se tudo der certo, a mudança de luz e ajuste correto do fotoperíodo ainda vão ajudar a planta tardia a florescer. Lembrando que na categoria das lâmpadas a vapor, a luz bloom (com lâmpadas de sódio HPS) é recomendada para a floração, enquanto a VEG (com lâmpadas metálicas HQI) é usada para crescimento. E aproveite para saber mais sobre iluminação e fotoperíodo.

 


 

O que fazer quando

Você tem dúvidas sobre cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

Start typing and press Enter to search