Qual a importância do período de descanso da claridade para as plantas?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Leitora do blog da Green Power está preocupada com suas suculentas. Na pergunta enviada por ela pelo canal O que fazer quando, ela explica o motivo de sua preocupação:

Tenho suculentas e gostaria de saber quantas horas devo deixá-las no escuro e quantas horas no claro. Pergunto porque utilizo lâmpadas LED para o cultivo e geralmente tenho ligado durante a noite. Durante o dia elas “pegam” apenas claridade. Então queria saber se as plantas precisam de um período de descanso da claridade. Precisa?

A resposta: Em sua maioria sim! As plantas, principalmente as cultivadas de forma orgânica e/ou natural necessitam de um período sem luz.

No caso das suculentas, assim como os cactos, são plantas que gostam de muita luz solar e de pouca água. Entretanto existem as suculentas de Sol pleno e àquelas que se adaptam bem na sombra. Cada tipo de planta possui um fotoperíodo diferente e ainda dentro das próprias suculentas e cactos temos diferenças.

A pergunta da leitora levanta a bola para outra questão relacionada à iluminação no cultivo: a importância do período de descanso da claridade.

Explicamos a seguir. 

Descanso da claridade no cultivo

A mudança do estágio de desenvolvimento das plantas depende da quantidade e da duração de luz que recebem, assim, tanto a reprodução quanto a própria floração, germinação e até a queda das folhas é influenciada pelo fotoperíodo. Distinguimos as plantas em três tipos: as plantas de dia curto, as plantas de dia longo e as plantas neutras. 

A questão é que essas variações de estágios não dependem exatamente da duração do dia e sim da noite, o período de descanso. Uma planta de dia longo pode ter um período de elevada exposição solar, mas só florescerá se tiver um curto período de ausência de luz.

É por meio do processo de fotossíntese que as plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia solar para produzir matéria orgânica. Utilizando também gás carbônico e água são produzidos os glicídios, que servirão de alimento para o organismo e ainda há a liberação de oxigênio na atmosfera.

A dita “fase clara” ocorre dentro das membranas tilacóides dos cloroplastos e com o trabalho dos pigmentos como a clorofila. Essa fase necessita de luz para ocorrer devido a ativação dos fotossistemas com o movimento dos fótons. Como resultado temos a produção de oxigênio, ATP (a partir de ADP + Pi) e também a formação de uma substância chamada NADPH2.

Aí sim entramos na fase escura do processo, que é chamada assim não porque precisa acontecer sem luz, mas porque não necessita da luz para acontecer. É no período de descanso da claridade que ocorre a fixação de carbono e o ciclo de Calvin, momento em que as plantas incorporam o dióxido de carbono que depois se traduzirá em uma molécula líquida de glicose que cumpre a função de fonte de carbono e fornece energia. Essa será então armazenada em moléculas orgânicas do tipo glicose. Todas essas reações não têm dependência direta da radiação solar.

Rotina está correta?

Na mensagem enviada pela leitora, ele diz usar lâmpadas LED e que liga somente à noite. Mas está correta a rotina?

Algumas plantas se adaptam e até se desenvolvem bem num regime de 24h de luz, dependendo do estágio de desenvolvimento que se encontram. Via de regra, para a floração os regimes de luz e sombra devem ser mais equilibrados como 12h. 

No caso específico das suculentas e também dos cactos, não conseguimos encontrar nas bibliografias, estudos e experiências nenhum cultivo com esse regime de iluminação constante.

Sabe-se que esse tipo de planta não costuma ser cultivada indoor pois gostam da iluminação natural da luz do Sol, mas o cultivo controlado pode aumentar a produtividade e melhorar o desenvolvimento das plantas se bem pensado. 

Nesse sentido, não é necessário manter o LED ligado por toda a noite, mesmo que as suculentas sejam do tipo de Sol pleno. Uma boa medida para melhorar o desenvolvimento mas ainda manter um regime de fotoperíodo adequado para o tipo de planta é aproveitar a luz do sol durante o dia e utilizar o LED nos dias mais nublados e também por mais algumas horas após o pôr-do-sol.

O fotoperíodo indicado para suculentas

Pelo relato da leitora não conseguimos identificar o grupo das suculentas que ela cultiva em casa. As suculentas de sol pleno são aquelas que se desenvolvem bem passando o dia inteiro no sol, ou seja, dependendo do habitat até cerca de 12h por dia. Aqui citamos alguns exemplos bem conhecidos desse tipo de suculenta, a identificação pode ser feita até por imagens e é sempre válido conferir as especificidades de cada espécie:

Crassula ovata (Jade)

Sansevieria cylindrica (Lança de são Jorge)

Sedum dendroideum e S. morganianum (Bálsamo e Rabo de burro)

Kalanchoe tomentosa (Orelha de gato)

Echeveria elegans (Rosa de pedra)

As suculentas de sombra são mais adaptadas a viver em ambientes que recebem menos luz e de forma indireta (como aquele cantinho da sala que não bate muita luz), mas ainda continuam sendo plantas que gostam de iluminação. O regime de exposição à luz dessas suculentas deve ser de cerca de 4-5h, idealmente no período da manhã. Citamos aqui também as mais comuns:

Schlumbergera truncata (Flor de maio)

Kalanchoe blossfeldiana (Flor da fortuna)

Rhipsalis baccifera (Ripsális)

Lithops spp. Planta pedra) 

Haworthia spp. (Rabo de lagartixa) 

Dúvidas sobre cultivo? Envie sua dúvida para a Green Power.

 

Start typing and press Enter to search