Cultivo outdoor: Cuidados específicos para cada estação do ano

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Uma das principais diferenças entre o cultivo indoor e o cultivo outdoor está na influência do clima sobre as plantas. No outdoor é muito maior, enquanto que no indoor os efeitos de temperatura, calor e umidade podem ser controlados ou, pelo menos, amenizados. Outro fator importante é a questão da iluminação. A luz natural tem suas vantagens e benefícios em fase como o florescimento da planta, mas os dias ficam mais curtos, de acordo com a estação do ano. O que fazer nesse caso?

A questão do clima e da luz pode ser melhor compreendida pela forma como cada estação do ano influencia no desenvolvimento da planta. Por consequência, isso leva a cuidados específicos para a manutenção que resultem em ervas de qualidade.

Para entender como a estação do ano influencia no cultivo outdoor

As características de cada estação do ano devem ser levadas em conta quando você decide pelo cultivo outdoor. O clima de um modo geral influencia, mas é a posição do Sol o fator principal para o sucesso de um cultivo ao ar livre. A maior ou menor exposição da planta à luz natural é determinante para o seu crescimento de forma satisfatória.

 

No Brasil, considerando as características de cada estação e também de cada região do país, é possível afirmar que um cultivo outdoor pode ser feito uma vez por ano, em média, com duração de 6 meses. É assim na região Sul, por exemplo. Mas na região Nordeste, pela proximidade maior com a linha do Equador, o que garante uma maior exposição ao Sol, é possível trabalhar com até dois cultivos por ano.

De forma resumida, para quem planeja montar um cultivo outdoor ou já tem um sem obter os resultados esperados, saiba que:

A fase de crescimento da planta deve coincidir com a estação do ano em que há maior incidência de luz, o verão.

A floração precisa de uma luz mais difusa e um fotoperíodo de 12h, o que ocorre no outono e na primavera.

A seguir, reunimos algumas informações a respeito de cada estação e como estão relacionadas com o cultivo outdoor.

O que fazer no verão

Começa em 21 de dezembro e termina em 21 de março

O verão tem como uma das vantagens principais para um cultivo outdoor o fato de ter dias mais longos, como maior incidência da luz do Sol. É a melhor época do ano para o período de vegetação da planta, com as condições que ajudam no seu crescimento. Mas também é preciso estar atento e ter cuidados com a exposição das plantas ao clima do verão. Se por um lado, o Sol é importante por causa da luz natural, por outro é preciso observar as altas temperaturas nesta época. Tanto os que usam vasos quanto os que plantam direto na terra podem adotar mecanismos como o uso de toldos que possam proteger as plantas sempre que necessário da exposição em excesso aos raios solares.

Também é preciso observar que o verão costuma ser um período chuvoso. Água também faz bem à planta, mas em excesso pode ser prejudicial e não somente pelo risco de deixar o solo úmido além da conta. Mas por ajudar no surgimento de pragas e fungos. A dica é recorrer a fungicidas e utilizar sempre vasos de feltro power pot.

O que fazer na primavera

Começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro

A primavera é considerada uma boa época para o plantio porque, diferente do verão, os brotos resistem melhor à incidência do Sol que não é tão forte. Assim, quando o verão chegar, terão maiores condições de crescer em condições de alta temperatura e clima chuvoso. A primavera é um período de crescimento de folhas e flores e ajuda muito no cultivo o fato dos dias na primavera terem entre 16h e 18h de luz natural. Este período pode variar conforme a região, deixando dia e noite com a mesma duração, mas ainda assim a planta consegue ser exposta pelo tempo necessário para a floração (12h).

O que fazer no outono

Começa em 21 de março e termina em 21 de junho

O outono não é a estação indicada para começar o cultivo, especialmente na região Sul. Isso porque os dias começam a ficar cada vez mais curtos nessa época, indo na contramão das necessidades da planta por luz natural. Para quem cultiva outdoor é uma época recomendada para curarcolheita do fim do verão.

O que fazer no inverno

Começa em 21 de junho e termina em 23 de setembro

O inverno não é a estação mais amigável para quem deseja investir em um cultivo outdoor. A principal razão para isso é que nesta estação os dias são muito mais curtos que nos demais períodos do ano. Escurece mais cedo e, com isso, a exposição das plantas à luz natural fica reduzida, muito aquém do necessário.

Além disso, a queda na temperatura nas regiões Sul e Sudeste atrapalham os planos e as rotinas e mais prejudicam do que ajudam no desenvolvimento das plantas. No entanto, nas Norte e no Nordeste há chance de sucesso no cultivo outdoor porque a temperatura varia pouco em relação às demais estações, podendo haver até dois cultivos por ano.

Quer saber mais sobre cultivo outdoor? Consulte a Green Power e encontre tudo o que você precisa para montar seu grow.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search