Cultivo indoor: 5 rotinas para obter melhores resultados

 Em Dicas de Cultivo

Você já sabe que entre os procedimentos para iniciar e manter um cultivo indoor, é importante que se tenha uma rotina de ações que vão contribuir para que os resultados esperados sejam alcançados. Ou seja, para que o cultivo resulte em plantas bem desenvolvidas e ervas de qualidade é preciso seguir à risca uma rotina para o acompanhamento de todo o processo.

Destacamos neste post, cinco das rotinas principais que você deve manter em seu cultivo. São ações que não podem ser esquecidas e que o dono do cultivo deve fazer e verificar.

Fotoperíodo

Como o blog da Green Power já ensinou, fotoperíodo é o tempo de exposição à luz que você deverá observar desde a germinação até a floração da planta. Ou seja, é preciso ajustar o fotoperíodo adequado para cada fase de desenvolvimento da planta.

No cultivo indoor, o fotoperíodo mais recomendado para a fase de vegetação é o 18/6. Ou seja, as luzes do grow ficam acesas durante 18h e nas 6h restantes do dia deve haver escuridão total. No caso da fase de floração, o indicado é o 12/12. Sobre o fotoperíodo, você também deve observar o tipo de iluminação que está sendo usada e as diferenças entre as lâmpadas .

Fertilização

Tratar da nutrição das plantas com atenção é uma rotina importante de ser seguida por causa da influência que isso exerce sobre o resultado. A fertilização tem o objetivo de repor os nutrientes retirados do solo pelas plantas. Conforme vão se desenvolvendo, as plantas precisam absorver cada vez mais nutrientes por meio de suas raízes.

No cultivo indoor, as plantas carecem de ainda mais atenção quanto à fertilização porque nos vasos e em ambientes fechados praticamente não existe reposição natural dos nutrientes do solo. Por isso, em diferentes etapas no desenvolvimento da planta você deverá saber qual fertilizante deverá aplicar. Isso inclui saber quando optar entre fertilizantes orgânicos e fertilizantes minerais.

A Green Power ajuda você com muita informação e também com uma linha de fertilizantes que atende a necessidade para cada fase de desenvolvimento da planta.

Regas

umidade em excesso é um problema que precisa ser compreendido e controlado pelo dono do cultivo. E uma das causas dos prejuízos que a umidade gera nas plantas vem justamente de erros cometidos no momento da rega. A rotina precisa ser equilibrada. A planta não pode ficar sem água, com o solo seco, mas também não pode ser “afogada” com água em acesso.

Esta falta de rotina quanto à rega é considerado um dos erros mais comuns no cultivo indoor. O que resolve neste caso é um acompanhamento diário para conferir se há necessidade ou não de uma nova rega.

Sempre destacamos a importância do teste do palito de picolé que é um método simples e prático de conferir se a planta está precisando de água. Coloque o palito até o fundo do vaso. Retire e confira: se o palito sair seco, é sinal de que está na hora da rega. Caso contrário, espere para evitar expor a planta a água sem necessidade. Importante não se deixar enganar observando apenas a parte de cima vaso. É preciso ir mais fundo, literalmente.

Podas

A poda é uma rotina que não deve ser ignorada. E reforça o recado que ter um cultivo indoor não se resume ao processo de colocar as sementes no vaso, regar e esperar pelo crescimento da planta para a colheita. Conhecendo a importância da poda você terá certeza de que passa longe disso.

É com técnicas de poda que você poderá influenciar de forma positiva no desenvolvimento da planta. Você pode ter plantas na altura e no diâmetro que lhe interessar desde que mantenha uma rotina correta de poda. Da mesma forma, podando do jeito certo, também terá maiores chances de potencializar a produção de flores e frutos.

São muitas as dicas para uma poda ideal, especialmente para quem está iniciando ou para quem busca melhores resultados. Mas uma das possibilidades que você tem é de adotar a técnica de scrog. Esta é uma técnica que consiste em podar os ramos principais da planta e apoiar o crescimento lateral dela em redes específicas para essa finalidade, as quais você encontra à venda na Green Power. Com a técnica de scrog uma área maior da planta ficará exposta à luz e isso fará com que ela produza flores maiores e melhor distribuídas.

Prevenção contra pragas

É sempre melhor prevenir do que remediar. Essa máxima vale também para que você evite ação de pragas em seu cultivo indoor. A investigação constante, com observações frequentes, é a rotina recomendada. Junto com a compreensão sobre a forma como pragas e fungos surgem e se proliferam, é importante aplicar produtos defensivos já no início da infestação. Isso dará mais resultado.

Além disso, um defensivo natural ou com amplo espectro de ação será eficaz quando a infestação está só começando, mas para uma planta tomada por pragas será necessário medidas mais drásticas ou mesmo um produto químico e isso pode ser prejudicial à planta ou deixar resíduos na colheita.

Por isso, previna-se. E começa com uma rotina rápida: limpeza. Mantenha seu cultivo sempre limpo, assim como os utensílios que ficam em contato direto com as plantas como tesouras, regadores, vasos e pás.. Se for possível, trabalhe com equipamentos esterilizados com álcool e lave sempre as mãos antes do manuseio.

Conte com a Green Power para manter as rotinas do seu cultivo indoor. Acesse nossa loja para encontrar tudo o que precisa para obter os melhores resultados.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search