Cuidados com o cultivo na mudança do verão para o outono

 Em Dicas de Cultivo

Com o fim do verão se aproximando, muitos growers redobram os cuidados com o cultivo em períodos de transição de estação.

Temperatura e umidade são os quesitos que requerem mais atenção nesta fase de mudança e exigem um ajuste nos equipamentos para manter uma temperatura externa mais amena e para que haja o equilíbrio necessário com o exterior e a manutenção dos índices desejados.

Se a sua estufa é mantida a 23ºC no verão, quando a temperatura do lado de fora está entre 25ºC a 30ºC e a ventilação e o resfriamento são mais necessários, a estufa precisará manter a mesma temperatura durante o outono, quando os termômetros estarão marcando entre 15ºC e 20ºC.

Para quem mantém um grow outdoor, a mudança de estação se faz mais importante, pois é justamente nesta época em que começam as floradas e colheitas no hemisfério Sul.

Neste período, os dias encurtam e as plantas que vegetaram até o fim de fevereiro começam a florescer para serem colhidas no outono e no início do inverno, já com o clima frio.

O outono favorece as floradas e, dependendo da latitude em que se encontra o cultivo, é aconselhável ter atenção com a umidade provocada pela chuva. No cultivo indoor é necessário maior controle do equilíbrio de umidade e temperatura entre interior e exterior da estufa para que sejam mantidos os índices desejados de acordo com a fase em que está o cultivo.

No outdoor, deve-se começar a preparar as plantas para floração que se segue, podas e direcionamentos para incrementar as colheitas. Também é o momento de repensar a alimentação com nutrientes específicos para a floração.

Os dias mais frios auxiliam as plantas a florescerem e a formarem mais flores e resina. Os cuidados com o cultivo, neste caso, deve ser maior à umidade, que se for muito alta propicia o aparecimento de fungos prejudiciais à saúde da planta e a de quem consumi-la. Este também é momento ideal para preparar plantas quanto às mudanças de solos, nutrientes e etc.

Também é importante, em fases de transição de estação, reconhecer os efeitos provocados nas plantas por conta da mudança de temperatura.

Se estiver muito calor e, bruscamente, começar a fazer muito frio por conta do início do outono, algumas folhas e botões podem ficar arroxeados. Nesta fase, a produção de resina aumenta para proteger a planta do frio, o que desacelera o crescimento vegetativo das plantas. Esse processo faz com que algumas espécies entrem em pre-floração, mostrando o gênero da planta.

No entanto, eventos desse tipo não são efeitos nocivos e sim benéficos, pois as plantas, ao se defenderem do frio, nos fornecem os elementos que buscamos no cultivo, como mais resina, maior potência e coloridos especiais que transformam o resultado final em algo inusitado como as variedades “purple”.

Start typing and press Enter to search