Checklist: Conhecimentos básicos sobre jardinagem

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Conhecimentos básicos sobre jardinagem sempre ajudam o interessado em montar seu próprio cultivo. Quanto mais souber, mais chances terá de começar do jeito correto, ter plantas bem desenvolvidas e uma colheita, no mínimo, satisfatória. Por isso, preparamos um checklist com os seis pontos importantes na jardinagem que contribuem para um cultivo de sucesso. São eles:

– Substrato

– Fertilizantes

– Luz

– Rega

– Pragas

– Poda

O que preciso saber sobre jardinagem para ter um cultivo indoor

Conhecimentos básicos sobre Substrato

Na jardinagem, um bom substrato/solo precisa ser aerado para permitir a respiração das raízes. E também deve ser fértil para fornecer um aporte de nutrientes. Componentes como a perlita, areia grossa, vermiculita são responsáveis pela aeração necessária.

Já uma boa fonte de matéria orgânica, que confere a fertilidade inicial, seria a turfa, terra vegetal e húmus. Com uma mistura desses componentes é possível iniciar um cultivo de sucesso.

Conhecimentos básicos sobre Fertilizantes

Para iniciantes e também para os mais experientes em jardinagem, o bom e velho adubo orgânico cumpre bem o papel. A compostagem (aprenda como montar), guanos (estercos de animais) e os fertilizantes líquidos concentrados são boas opções para começar.

Se ainda assim o cultivador decidir por fertilizantes minerais, é importante decifrar as siglas e ficar atento às concentrações dos elementos. O NPK, por exemplo, é o conjunto básico de nutrientes que as plantas necessitam: N, de nitrogênio, P, de fósforo e K, de potássio.

Veja as opções de fertilizantes da loja da Green Power.

Conhecimentos básicos sobre Luz

É o fator primordial para o crescimento de qualquer vegetal. As plantas necessitam de luz para fazer a fotossíntese, um processo essencial para o desenvolvimento. Mesmo as plantas tolerantes à sombra necessitam receber luz. Ainda que estejam próximas a uma janela, precisam receber raios de sol em algum momento do dia.

Já as plantas heliófitas (as que precisam de muita luz) exigem exposição ao Sol, ou, no caso de quem cultiva indoor, é necessário configurar a iluminação artificial para aproveitar ao máximo o potencial dessas plantas.

Conhecimentos básicos sobre Regas

O regador costuma ser um dos símbolos da jardinagem. Mas quando se fala em rega, a regra é clara: “menos é mais”. Ou seja, é melhor regar bem (molhar todo o substrato) uma vez na semana do que regar um pouquinho por dia, ou a cada dois dias. As plantas, no geral, não precisam e não toleram excesso de água.

Vale também observar as condições climáticas em períodos secos e quentes porque assim como nós, as plantas precisarão receber mais umidade. Lembrando que água em excesso impede a respiração das raízes e causa o apodrecimento das mesmas. Por isso, sempre que necessário aplique o teste do palito.

Conhecimentos básicos sobre Podas

Não tenha dó de podar sua planta. Isso ajuda no melhor desenvolvimento, direciona o crescimento para os ramos mais baixos, favorecendo a floração e aumentando o tamanho tanto das flores quanto dos frutos.

Antes de fazer a poda, certifique-se que a planta não esteja florindo. Também não se deve podar caso o ambiente esteja muito úmido. Isso favorece o aparecimento de fungos nos cortes. Outra dica importante é fertilizar a planta alguns dias antes de podar, o que vai fortalecer a planta e aumentar o vigor dos novos brotos.

Conhecimentos básicos sobre Pragas

O excesso de umidade favorece o aparecimento das pragas. O ataque de muitas delas pode ser evitado se a planta estiver bem nutrida. Afinal, a própria planta irá produzir as defesas contra os invasores.

Se ainda assim ocorrer o ataque, é importante ficar atento e agir logo nos primeiros sinais, eliminando manualmente os insetos. Existem muitas receitas caseiras que são eficientes nessa fase em que surgem os primeiros sinais de ataque – o que não se pode dizer quando a infestação já estiver avançada. Borrifar as folhas com misturas caseiras à base de pó de fumo, óleo de nim, sabão de coco, entre outros produtos, pode ajudar preventivamente.

Deseja saber mais sobre cultivo? Baixe nossos ebooks.

Boas práticas Cultivo Indoor: O que fazer para ter plantas bem desenvolvidas

cultivo indoor

E-book: Faça o download gratuito.

Start typing and press Enter to search