Qual a configuração ideal para o primeiro grow

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Estou começando um grow em uma parte vaga do meu guarda-roupa com medidas 73x54cm. Tenho uma planta em um vaso de 5 LT e uma lâmpada de LED Full Spectrum de 80W. Consigo ter resultados com esta configuração?

A pergunta enviada por um leitor do blog da Green Power, via canal O que fazer quando, indica uma dúvida comum de muitos cultivadores: qual a configuração ideal do grow para começar um cultivo e ter bons resultados? Antes de tratar do tema, confira a seguir a resposta para a dúvida do leitor.

Será que ele consegue desenvolver a planta com a configuração descrita?

Confira a resposta.

Bons resultados possíveis

O espaço disponível para o crescimento da planta está bem amplo e a iluminação colocada também abrange as necessidades do grow. O ideal é que se tenha um total de 40-80W por pé (30cm) quadrado de estufa.

Portanto, seria melhor possuir mais uma lâmpada, mas mesmo apenas com uma lâmpada LED Full Spectrum de 80W é possível obter um bom resultado. Quanto ao fotoperíodo, o mais importante é seguir o regime escolhido, seja ele de 18, 20, 22h..de luz, adquirindo uma rotina.

A escolha pelo LED é boa principalmente para estufas caseiras, como a do leitor do blog. Estufas feitas em casa podem aquecer todo o ambiente muito rápido e ainda é importante garantir uma boa circulação de ar dentro desse armário.

O vaso escolhido é grande, o que é vantajoso em termos de durabilidade, mas exige cuidado para que nos estágios iniciais, principalmente, a planta consiga absorver os nutrientes. O uso de substratos adequados, sejam orgânicos ou não, otimiza muito o cultivo e assim como a suplementação de nutrientes deve ser pensado desde o início do cultivo.

Dependendo do clima do local onde a estufa foi instalada, também é necessário ficar atento a refrigeração e a umidificação do ambiente. O uso de resfriadores, ar-condicionado e até desumidificadores pode ser necessário.

Dicas para melhorar a produção no primeiro grow

Como aparentemente o leitor não tem espaço para expansões, uma das primeiras ações para melhorar a produção é investir no mínimo em mais uma lâmpada de LED 80W. Isso vai garantir que durante todo o crescimento a planta recebe a quantidade adequada de iluminação.

O filme de Mylar e os refletores auxiliam na melhor reflexão da luz mesmo com menos lâmpadas. Outra medida importante na configuração do grow do leitor é garantir a circulação de ar. Isso pode ser feito com a instalação de tubulações, ventiladores e filtros de ar.

Também é recomendado ao leitor um substrato adequado para o cultivo indoor, visto que a planta está em um vaso bem grande, no início da fase vegetativa, será importante para que consiga absorver os nutrientes do solo. Um medidor de pH auxilia a manter o solo nas condições ideias para o desenvolvimento e alguns instrumentos como tesouras de poda e hastes também são úteis.

Configuração ideal do primeiro grow

As configurações ideias para um primeiro grow são as mesmas de qualquer outro. Não há exatamente um tamanho mínimo, isso depende do número e tamanho dos vasos, mas é recomendado que o primeiro cultivo seja feito com um número menor de vasos, até no máximo 3.

Assim, o cultivador pode se dedicar a detalhes importantes como a organização de uma rotina de fotoperíodo, rega e controle de pH. As lâmpadas de LED são uma boa recomendação para cultivadores inexperientes pois não produzem calor e desequilíbrio térmico do ambiente.

Nos primeiros cultivos é interessante utilizar substratos orgânicos e o mínimo de complementação nutricional pois o objetivo desses primeiros passos é adquirir bastante conhecimento e técnicas, para nos próximos poder aperfeiçoá-las e aumentar a produtividade.

As estufas caseiras carregam consigo todo um charme principalmente nos primeiros cultivos, mas é importante reforçar a necessidade de garantir boa circulação de ar no ambiente escolhido, principalmente se for uma caixa ou armário.

Dúvidas sobre como montar e configurar seu primeiro grow? Acesso nosso canal O que fazer quando e compartilhe sua experiência e perguntar.

E confira na nova loja virtual da growshop Green Power opções como o  kits de cultivo que são soluções práticas para quem quer começar seu próprio cultivo.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search