Por que investir na compra de uma estufa pronta pode influenciar no resultado do cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Dá para dizer que construir a própria estufa a partir de um móvel antigo é parte de um lado “romântico” do cultivo indoor. Afinal, muitas vezes o “faça você mesmo” na estruturação do grow acaba sendo motivo de satisfação tão grande quanto a própria colheita. Mas mesmo assim, há sempre o risco da estufa caseira apresentar falhas como a falta de vedação contra a entrada de luz ou a instalação elétrica feita de forma amadora e não por um eletricista profissional. Só isso já justificaria o investimento em uma estufa pronta.

Motivos para investir numa estufa pronta

Mas outras características dos modelos como os que são comercializados na growshop Green Power podem influenciar no resultado do cultivo indoor. O resultado é uma boa colheita, com flores bastante uniformes pois a constância do ambiente favorece a floração com alta produtividade.

Espaço

De largada, vale destacar o fato da estufa pronta ser um ambiente exclusivo, isolado e portátil – o que dá uma mobilidade importante em caso de troca de local ou até mudança de casa, sem qualquer prejuízo para as plantas. As estufas prontas são vendidas em diversos tamanhos diferentes o que permite que você adquira a ideal para o espaço que possui. Por serem isoladas do restante do ambiente e já possuírem todas as entradas necessárias (para lâmpadas, suprimento de CO2, desumidificadores, ventiladores), as estufas prontas garantem o controle absoluto do plantio.

Vedação

Outra característica importante nas estufas à venda na growshop é justamente a melhor vedação. É a garantia de que as plantas estão expostas à luz, CO2, umidade e temperatura corretos. Ter um revestimento resistente e ideal ajuda também na propagação da luz por todo o ambiente. Além disso, não há tempo ruim, você pode plantar em qualquer estação, a qualquer altitude e em qualquer clima sem precisar se preocupar com a umidade relativa do ar no dia seguinte.

As plantas são expostas a exatamente aquilo que você pretende expô-las visto que o ambiente exclusivo não sofre nenhuma interferência do meio externo então se os ventiladores e condicionadores de ar estiverem programados para manter a estufa em 25ºC é exatamente nesta temperatura que ela estará. É claro que em grow rooms também é possível controlar todos os fatores, mas a limitação e vedação do espaço nas estufas assegura que nenhuma planta receba mais ventilação que outra, por exemplo.

Pragas e insetos

A estufa pronta também proporciona uma eficiência maior em evitar pragas e insetos. A estufa comprada numa growshop praticamente elimina este tipo de problema e também é uma grande aliada para impedir a entrada de insetos. Mas isso ocorre desde que você tenha sempre o cuidado de somente entrar em contato com as plantas com as mãos e materiais limpos.

Controle da luminosidade e do fotoperíodo

A maior parte das (boas) estufas prontas é revestida internamente com um material chamado Mylar, um filme de poliéster ultraresistente e maleável que possui uma face completamente reflexiva. Funciona basicamente como um papel alumínio para coisas que vão ao forno. Juntamente com a cobertura prateada reflexiva, as ranhuras também auxiliam a refletir a luz incidida por toda a estufa.

Dessa maneira, todas as plantas recebem luz por todos os seus lados e é menos provável que você tenha problemas como folhas inferiores recebendo menos iluminação que as superiores. A igual distribuição de luz auxilia num desenvolvimento mais uniforme, facilita muito a fotossíntese e ainda contribui para o controle do fotoperíodo.

A maior vantagem das estufas com relação a luminosidade é simples: no período claro há muita luz, no período escuro não há nada de luz. Sempre ressaltamos aqui no nosso blog a importância do período escuro (principalmente na floração) ser de escuridão total e ininterrupta e é exatamente isso que as estufas nos oferecem.

Quantidade de plantas

Com as estufas prontas é muito mais difícil errar no dimensionamento e espaço entre os vasos com as plantas até porque muitas delas já vêm com as formas de plantio. Também graças ao alto controle do ambiente e a reflexibilidade do revestimento interno é possível cultivar mais pés do que você conseguiria se dependesse de um espaço mais aberto e lâmpadas com refletores.

Opção da hidroponia

Para os cultivadores interessados em hidroponia ou cultivo misto, saiba que as estufas também são ótimas neste caso. Graças à estrutura isolada, plana e dimensionada da estufa pronta é bastante fácil alocar as bandejas de água abaixo dos vasos. Além disso, a temperatura controlada do ambiente auxilia na manutenção dos diversos sistemas hidropônicos.

Limpeza e manutenção

Sendo um espaço delimitado e recoberto por materiais já confeccionados pensando na necessidade da manutenção, as estufas prontas podem ser limpas com facilidade. Os vértices e arestas (cantos e estrutura) são normalmente de plástico ou alumínio e costumam ser articulados. Ou seja, é bastante simples desmontá-los e lavá-los. O fundo também deve ser removível e impermeável, sendo, portanto, lavável.

Você sabia?

Atualmente já existem estufas de cultivo totalmente automatizadas. Startups como a Leaf e Seedo, ambas com sede nos Estados Unidos, vêm investindo em uma tecnologia que consiste basicamente em você inserir a semente na máquina, indicar a espécie usando um aplicativo, fornecer uma cápsula com o substrato adequado e é só aguardar. A estufa faz todo o resto. O cultivo pode ser acompanhado pelo smartphone, inclusive com câmeras de transmissão 24h por dia. As máquinas custam entre US$ 2.400,00 e US$ 3.000,00 dólares (há algumas promoções relâmpago que oferecem às máquinas por 500,00 dólares). Saiba mais sobre a máquina.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search