Bubble Hash Bags: o que são e como utilizar para fazer ice hash

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Bubble Hash Bags são sacos de lona com fundos de telas de nylon, que têm furos minúsculos de vários tamanhos – vão desde 220 microns até 25 microns -, passando por uma gama grande de medidas dos furos entre essas duas medidas. Servem para peneirar os princípios ativos através da técnica com gelo. Através deles, é possível fazer o famoso Bubble Hash, ou Ice-o lator, além de extração de Kief ou marrocain.

Na antiguidade, os princípios ativos já eram extraídos para facilitar o transporte e potencializar o consumo. O procedimento era realizado com as próprias mãos, que eram passadas nas flores, o que resultava no famoso “Charas”. Outra técnica utilizada consistia em peneirar as flores secas para que os tricomas passassem pelos furos, e fossem separados da matéria vegetal. Esse processo resultava em um pó dourado (Kief), que posteriormente era comprimido. 

Originados dessa última técnica, os bubble hash bags contam com a adição de gelo para facilitar a soltura e a compactação dos tricomas. Uma das grandes vantagens deste processo é a diminuição do volume das partes que são almejadas no cultivo, os princípios ativos da planta. Isso facilita o transporte e, principalmente, potencializa os efeitos. Porém deve ser realizado da forma correta, pois tudo pode ser perdido se o procedimento não for bem feito.

Como utilizar os bubble hash bags

Basicamente a extração com os Bubble Hash Bags pode ser feita com gelo seco ou gelo comum. No caso do gelo seco, escolhe-se o kit bubble hash bag de acordo com a quantidade de material vegetal possuir – de 3,7 litros ou de 18,5 litros.  Coloca-se as flores ou restos delas bem secas dentro do saco junto com o gelo seco, e depois é necessário sacudir até começar a cair um pó dourado que são os tricomas soltos pelo CO2 do gelo seco. 

Cuidado para não sacudir por muito tempo, pois a extração com CO2 acaba tirando pedaços das folhas depois de separar os tricomas, então chacoalhe o saco em uma superfície lisa e grande. Quando começar a cair um pó verde é porque o processo terminou, depois é só juntar com uma espátula e prensar numa prensa de metal (press pólen), ou consumir o pó dourado mesmo, que pode ser fumado junto com o cigarro, potencializando o mesmo.

No caso do gelo comum, você deve antes congelar as flores já secas. Depois, é preciso colocar as flores junto com muito gelo e água gelada nos sacos. Os sacos devem estar colocados um dentro do outro com o que tem a tela com os menores furos por fora, e os demais devem estar em ordem crescente de tamanho dos furos, até que no maior seja colocado o material e o gelo.

Após isso, bata a mistura por cerca de 10 minutos com uma batedeira de bolo ou algo similar, que desfaça o material soltando os tricomas congelados das partes vegetais. Deixe descansar por 10 minutos e então comece a tirar um saco de dentro do outro, um de cada vez. No fundo de cada saco estarão os tricomas que devem ser recolhidos e colocados numa tela de silicone em cima de um papelão. 

Dobre o papelão e a tela com o produto no meio e amasse para soltar a água, que vai passar pela tela e ficar no papelão. Repita o processo até estar grudento e mais seco. Após isso, é necessário compactar e colocar para secar por algumas horas antes de consumir. Cada saco recolhe, ou deixa passar, as partículas dos tamanhos dos furos na tela de cada um. Algumas recolhem pedaços inteiros junto com matéria vegetal, outros tricomas em pedaços e no último muita resina, isso proporciona diversos produtos diferentes para consumo. 

Já que os princípios ativos não são solúveis em água, esse método é o que faz a extração conter muitos princípios ativos. Além de proporcionar vários resultados diferentes a cada saco, o que torna recompensador e surpreendente o processo de extração.

Os sacos são vendidos em cores específicas para cada tamanho, sendo essas cores padronizadas para facilitar a identificação dos tamanhos.

Dica do grower: Ao utilizar o gelo comum, use no mínimo 4 sacos de tamanhos diferentes. Deixe as flores no freezer por pelo menos 24 horas antes do processo. Utilize água bem gelada e uma quantidade de gelo equivalente à metade da altura do saco, e coloque uma quantidade de flores equivalente a ¼  da altura do saco. Depois, complete com água gelada até que o gelo fique boiando. 

Se for usar gelo seco, além dos cuidados para não se queimar, coloque ¼ de gelo seco para ¾ de flores, e depois é preciso sacudir gentilmente aos poucos, nada de chacoalhar com força!

Showing 4 comments
  • Mateus

    Fiquei em dúvida sobre a ordem das bolsas.

    • admingreenblog

      Da menor para a maior amigo!

  • Marco

    Como eu lavo as bolsas apos o uso?

    • admingreenblog

      Com água mesmo amigo.

Start typing and press Enter to search