Como a escolha do fertilizante influencia no resultado do cultivo indoor

 Em Dicas de Cultivo

O cultivo indoor é um processo que inclui várias etapas. Cada uma tem sua importância e deve ser observada com atenção. Entre estas etapas está a escolha e o uso do fertilizante certo para ajudar no desenvolvimento da planta. Em nível de importância, a escolha do fertilizante está em segundo lugar, ficando atrás apenas da escolha da iluminação certa. O fertilizante é o que ajuda a nutrir a planta para que ela possa crescer e que isso resulte numa colheita de qualidade.

Não é qualquer fertilizante que pode ser usado. O uso precisa ser equilibrado para não prejudicar a planta. Vale para o uso de fertilizantes a mesma lógica para o uso da água: usado em excesso prejudica, faz muito mal e reduz as chances de a plantar gerar flores fortes e com a potência adequada

Por isso, quando decide pelo cultivo indoor, você deve pensar numa rotina para o uso de fertilizantes justamente para ter o equilíbrio desejado. É importante conferir as instruções do rótulo dos fertilizantes porque o período de aplicação pode variar de um produto para o outro. Geralmente, recomenda-se que as aplicações sejam ou semanais ou quinzenais. Mas pode-se também começar o uso com uma dose menor do que a recomendada pelo fabricante e ir aumentando gradativamente dependendo da resposta da planta.

O que saber para comprar o fertilizante certo

Por causa de situações como essa, em que deve-se acompanhar de perto o desenvolvimento da planta, é que importante ter conhecimento a respeito dos tipos de fertilizantes disponíveis no mercado tanto para escolher os produtos certos quanto para usá-los da maneira correta.

Sobre tipos de fertilizantes, os três pontos principais que devem ser observados são:

  1. Saber qual o nutriente específico que a planta necessita, de acordo com a fase de desenvolvimento. Por exemplo: no crescimento vegetativo existe uma maior demanda por Nitrogênio, enquanto na floração, a planta requer mais Fosfato. Isso não exclui a necessidade de outros nutrientes, mas reforçar a necessidade uma fertilização feita de forma equilibrada.
  2. Saber que é preciso tomar a decisão entre usar fertilizantes minerais ou fertilizantes orgânicos. Cada um tem suas vantagens e saber mais sobre suas características e sua aplicação permite evitar problemas no cultivo. No caso dos fertilizantes minerais, por exemplo, se mal aplicados, podem deixar sabor desagradável na sua colheita.
  3. Saber que a forma de aplicação do fertilizante também influencia na resposta da planta, dependendo se for uma pulverização foliar ou diluída na água da rega. A absorção através das folhas é mais rápida.

De olho no desenvolvimento da planta

Observar o desenvolvimento da planta pode dar pistas sobre quais necessidades podem ser supridas a partir do uso de fertilizantes. O resultado de uma colheita pode indicar também a necessidade de rever o uso de fertilizantes, mudar ou equilibrar mais nos tipos que precisam ser usados. Também é fundamental para o cultivo indoor que se busque orientação para escolher o fertilizante adequado para cada fase do cultivo.

Veja como proceder conforme a tabela abaixo que mostra como fica a folha da planta de acordo com o tipo de nutriente que esteja carente. Isso ajuda a definir qual tipo de fertilizante é mais adequado para determinado momento do cultivo.

Para saber mais sobre fertilizantes, deixe seu comentário ou entre em contato com a equipe da Green Power.

Confira também os fertilizantes à venda na loja Green Power.

Start typing and press Enter to search