Veja como armazenar corretamente as sementes e evitar problemas

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Confira nossas dicas para conservar as sementes e obter resultados satisfatórios no seu cultivo

Assim como escolher as sementes, o armazenamento também é uma tarefa que requer dedicação e cuidado por parte do grower. Saber qual o ambiente adequado e as condições ideais de luz, umidade e temperatura são alguns requisitos básicos para iniciar o processo corretamente. 

Um dos primeiros passos é a escolha do espaço para armazenar as sementes. O lugar deve ser seco, fresco, escuro e com umidade máxima de 60%. Por isso, evite conservar as sementes em locais que sejam: 

  • Muito úmidos: as sementes podem germinar e apodrecer;
  • Quentes demais: podem “cozinhar” e perder o vigor germinativo;
  • Frios: as sementes podem entrar em dormência permanente e nunca germinarem. 

A falta de cuidado em relação a esses procedimentos pode comprometer o cultivo e incentivar o desenvolvimento de agente patogênicos que inviabilizam o uso das sementes. Por isso, é importante seguir algumas boas práticas no momento de armazenar as sementes. 

Como deve ser feito o armazenamento de sementes

Antes de falarmos sobre qual é o procedimento adequado para armazenar as sementes, é preciso esclarecer um ponto: por mais bem cuidadas que sejam, nem todas as sementes irão germinar. Existe um percentual de germinação para cada lote de sementes colhidas – geralmente de 60% a 80% -, por isso é normal que algumas não realizem o processo. 

Dito isso, vamos tratar sobre qual a melhor forma para estocar as sementes. Antes de qualquer coisa, faça a seleção e descarte as que estiverem danificadas. 

O armazenamento das sementes deve obedecer a quantidade e os objetivos almejados. Elas podem ser acomodadas em tubos para sementes, que comportam de 3 a 100 sementes. Também existe a possibilidade de usar sacos zip lock ou potes escuros a vácuo. A opção de fechamento a vácuo é a mais indicada se você quiser evitar problemas no armazenamento. 

Independentemente da escolha, o mais importante é não deixar umidade no recipiente. Todas as embalagens que citamos são secas e, depois de guardar as sementes, devem ser colocadas em local fresco e escuro. Alguns growers costumam colocar dentro da geladeira, entretanto a umidade do local pode provocar uma dormência mais prolongada, fazendo com que as sementes não consigam germinar. 

A escolha do local para colocar o recipiente vai depender da variedade. As sementes provenientes de clima mais frio, com inverno rigoroso, tem uma capacidade maior de sair do estado de dormência. No entanto, as que são oriundas de clima quente não costumam suportar o frio intenso e podem perder o vigor germinativo.  

Por quanto tempo as sementes podem ficar armazenadas?

Se forem armazenadas em locais adequados e que respeitem as suas especificidades, as sementes podem durar anos. Porém, é mais comum que permaneçam viáveis por um período de seis meses a um ano. A partir desse momento, é comum que percam a força e fiquem impraticáveis. 

Existe a possibilidade de realizar tratamentos químicos para proteger e prolongar a vida das sementes, mas são caros e exigem conhecimento de química laboratorial. 

Erros mais comuns cometidos pelos growers ao armazenar as sementes

Sementes inviáveis ocasionam perda de tempo e desmotivam o grower. Por isso, é essencial seguir algumas recomendações para obter resultados satisfatórios:

  • Evite manusear demais as sementes;
  • Escolha um local seco e que não tenha líquido armazenado junto;
  • Use luvas ou pinça para mexer nas sementes;
  • Utilize recipientes que tragam segurança para sementes e que possam ser bem fechados para evitar a entrada de umidade ou elementos indesejáveis; 
  • Opte por um local seco, escuro e bem arejado para evitar fungos. Eles são os principais agentes patogênicos e podem comprometer o armazenamento.

Dica do grower: Compare os tamanhos das sementes de mesma variedade e sempre dê preferência para as maiores. Elas costumam produzir flores maiores, o que motiva um aumento na produção. 

Quer saber mais informações sobre cultivo? Acesse o nosso blog para saber mais!

Start typing and press Enter to search