Saiba como adequar o seu cultivo de acordo com a quantidade de plantas

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Recentemente, o leitor Pedro Henrique de Lima nos mandou uma pergunta no canal O que fazer quando sobre como definir a iluminação de acordo com a quantidade de plantas cultivadas.

O primeiro passo é saber qual o consumo almejado. Feito isso, você poderá estabelecer quantas plantas cultivar e quais os equipamentos necessários para montar o grow. Tenha em mente que, no cultivo indoor, uma planta bem cuidada produz em média de 30g a 80g. Já no outdoor, o rendimento é de 50g a 150g.

Defina a iluminação respeitando a quantidade de plantas

A iluminação correta é de 20.000 lúmens por metro quadrado. Entretanto, a distribuição da luminosidade deve ser feitas obedecendo algumas regras, como:

– Tempo da fase vegetativa: quanto mais tempo, maior ficam as plantas. De três a quatro semanas, elas costumam ocupar o seguintes espaço:

Quantidade de plantasEspaço ocupado
Uma planta40x40cm
Duas plantas60x60cm
Três plantas80x80cm
Quatro plantas100x100cm
Seis plantas120x120cm
Oito plantas140x140cm

– Se a planta tem várias copas (scrog, seagreen) ou se foi trabalhada para ter só uma copa – fica mais alta e obtém menos luz nas partes de baixa;

– Angulação com que o faixo de luz vai incidir na planta: pode ser de 60°, 90° ou 120°, e vai determinar quantas plantas vão obter a intensidade correta de luz;

Tipo de lâmpada usada no cultivo: os painéis de LED, por exemplo, consomem menos energia e são medidos conforme o fluxo luminoso efetivo. Já as lâmpadas de vapor metálico, mercúrio ou de vapor de sódio de alta pressão e, até mesmo, as fluorescentes seguem a orientação de lumens. É necessário verificar as especificações de cada um e adaptá-las conforme a quantidade de plantas.

Tabela ilustrativa de luz necessária por área: 

Tipo de lâmpadaWatt (W) por metro quadrado
Lâmpada fluorescente branca 6.500k50W por m²
Lâmpada de mercúrio ou vapor médio para a fase vegetativaEm torno de 150W por m²
Lâmpada de vapor médio para floraçãoAté 400W por m²
LEDs (do tipo Full Spectrum com chips modernos e confiáveis)De 150W a 250W por m² para todas as fases

 E não esqueça: mantenha uma distância segura entre o topo das plantas e as luzes para evitar a queima. As lâmpadas devem subir à medida que as plantas crescem.

Quantidade de fertilizantes usados em um ciclo completo

No caso dos fertilizantes, é necessário levar em consideração a água utilizada na rega de cada planta. Esse procedimento vai depender do tipo de solo e do tamanho do vaso.

Vamos citar um exemplo para ilustrar melhor a situação. Para um vaso de sete litros com solo de fibra de coco pura, deve-se colocar a metade do volume, ou seja, 3,5 litros de água com fertilizantes e escoar a água do prato. Se você optar por deixar a água acumular, use dois litros na próxima rega – deve ser feita em um intervalo de três ou quatro dias, dependendo da umidade do grow e da absorção da planta.

Na tabela abaixo, você vai encontrar o gasto de fertilizante em um ciclo completo. Para isso, usamos como padrão uma variedade com oito semanas de floração, três de fase vegetativa e duas de muda, totalizando 13 semanas em um vaso de sete litros.

SemanaRega
1ª a 3ª semana4 a 5 regas na muda (total de 3L = 12 a 20 ml de nutrientes*)
3ª a 5ª semana6 a 7 regas no vegetativo (total de 25L = 300 a 400 ml de nutrientes*)
6ª a 13ª semana22 a 25 regas na fase de floração (entre 80 e 100L = 900 a 1.100ml de nutrientes*)


*
Quantidade total de nutrientes por planta. No caso de nutrientes minerais, é necessário intercalar as regas com água pura, o que diminui a quantidade de nutrientes.

 Dica do grower: siga as recomendações dos fabricantes para saber a quantidade de ml/L e a frequência específica de fertilização. Depois faça o cálculo usando a quantia de água da tabela acima para orgânicos e use metade para nutrientes minerais.

Substratos necessários para montar o grow

 O grower pode optar por duas opções de substratos:

Substrato inerte (Power Mix): esse substrato possui perlita, vermiculita e fibra de coco, e deve ser usado de oito a 10 litros para cada planta, tanto na muda, como nas fases vegetativa e de floração.

Solo composto: tem em sua composição a turfa, perlita, vermiculita, estercos, etc. Utilizar de 12 a 15 litros para cada planta – como esses solos são mais compactos, a quantia utilizada é maior.

Nos dois casos, estamos considerando o uso de vasos de cerca de dois litros para a muda e de sete litros para a planta. Se você optar por vasos maiores, calcule o volume de substratos baseado no exemplo citado.

Outro ponto que deve ser avaliado é a perda de substratos durante a troca de vaso. Além disso, ao final de cada planta, se o solo for de nutrientes minerais, deve-se iniciar com um novo solo. Já em caso de nutrientes orgânicos, lave bem o solo e reutilize.

Saiba tudo que você precisa para montar seu cultivo

Confira todos os equipamentos e produtos para iniciar seu cultivo. Lembre do que falamos no início do texto: defina tudo de acordo com a quantidade de plantas necessárias para obter o consumo almejado.

ProdutoQuantidade
Copo de vidro para germinar sementes1
Vaso e prato para a muda1 para cada muda
Sistema aeropônico de clonagem (se quiser fazer clones)1
Vaso e prato para fase vegetativa e de floração1 para cada planta
Substrato10 a 15L por planta
Lâmpada de mercúrio 150W com reator e refletor, ou fluorescente de 50W ou LED 150W para vegetativo1 por metro quadrado
Lâmpada de vapor de sódio 400W com reator e refletor, ou LED 300W para floração1 para cada dois metros quadrados
Tenda para cultivo2 (uma para fase vegetativa e outra para a floração)
Ventilador2, 1 para cada tenda
Exaustor4, 2 para cada tenda (entrada e saída)
Medidor de temperatura e umidade1 para cada tenda
Nutrientescerca de 1,5L das linhas completas por planta
Medidores de pH e de PPM
Aparelho desumidificador ou umidificador, se for necessário)
Acessórios para trabalhar as plantas, como fios de nylon, estacas, etc.
Balde para preparar a mistura da rega
Pipetas graduadas para nutrientes e regadores (grande e pequeno) para rega
Fios reguláveis de suporte para lâmpadas

E não esqueça: Você pode encontrar os produtos para montar o seu cultivo nas lojas Green Power.

 Ficou com alguma dúvida ou quer conferir mais informações? Entre em contato com a gente através do canal O que Fazer quando.

 

 

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search